[weglot_switcher]

Lucros da Repsol crescem 46,4% para 1,55 mil milhões de euros no primeiro semestre

O relatório de contas revelado esta quinta-feira pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) indica que este resultado é “o melhor registo alcançado no primeiro semestre nos últimos dez anos”.
26 Julho 2018, 16h27

A petrolífera espanhola Repsol registou um lucro líquido de 1,55 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que corresponde a um crescimento de 46,4% face a igual período do ano passado. O relatório de contas revelado esta quinta-feira pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) indica que este resultado é “o melhor registo alcançado no primeiro semestre nos últimos dez anos”.

A empresa registou um aumento de 6,7% a produção de hidrocarbonetos entre janeiro e junho, tendo passado a produzir o equivalente a 722 mil barris diários (mais 45 mil barris diários do que no ano passado). Já o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 3.811 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, o EBITDA da Repsol cresceu 23%.

Entre abril e junho, a companhia registou um crescimento de 23% nos lucros para 549 milhões de euros. Ainda assim, os números ficaram abaixo das expectativas dos analistas da Bloomberg, que esperavam lucros líquidos na ordem dos 579 milhões. Foi durante esse período que anunciou a compra, por 750 milhões de euros, da Viesgo, empresa de energia espanhola especializada em baixas emissões.

Já a dívida da empresa registou uma redução considerável, tendo passado de 4,13 mil milhões para 2,71 mil milhões de euros durante o segundo trimestre do ano. Estes números traduzem em parte a venda de uma participação de 20% que a Repsol detinha na Gas Natural, ao fundo americano CVC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.