[weglot_switcher]

Lucros da Semapa crescem 35,7% para os 57 milhões de euros

A holding que detém a Navigator, a Secil e a ETSA viu os lucros crescer mais de 35% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo. Volume de negócios atinge os 675 milhões.
19 Maio 2023, 20h39

A Semapa registou lucros de 57 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, informa a empresa numa nota enviada esta sexta-feira aos mercados. O valor representa um crescimento do resultado líquido na ordem dos 35% face ao período homólogo. O volume de negócios da holding que detém a Navigator, a Secil e a ETSA passa para os 675 milhões de euros, sendo a esmagadora maioria atribuída à Navigator (501,2 milhões).

No relatório enviado hoje à Comissão dos Mercados e dos Valores Mobiliários (CMVM), a Semana destaca que “o atual contexto político-económico, marcado pela desaceleração das economias, pela inflação, e pelo prolongar da guerra na Ucrânia, faz com que permaneça uma situação de grande imprevisibilidade e de enorme volatilidade” que se refletem nos resultados.

O grupo diz estar “a gerir estes eventos desfavoráveis com um forte empenho no aumento de eficiência, potenciando a produtividade, moderando o aumento dos custos variáveis via contenção de consumos específicos, e com um esforço continuado de controlo dos custos fixos”.

O volume de negócios consolidado das empresas do grupo atingiu assim os 675,2 milhões de euros no primeiro trimestre, face aos 641 milhões alcançados no mesmo período do ano passado – um crescimento de 5,2%. Desses, mais de 501 milhões vêm da Navigator.

Outros cerca de 160 milhões foram gerados pela Secil (cimentos) e quase 15 milhões pela ETSA, da unidade ambiental. Destaque para o valor das exportações e vendas no exterior neste trimestre, que ascenderam a 489 milhões de euros. Isto é, mais de 70% do volume de negócios.

A empresa destaca que o aumento do volume de negócios se deve a um crescimento das vendas de pasta em 19%, e por uma “evolução favorável” dos preços de tissue. Já na unidade de cimentos, reflete-se, diz o comunicado, a uma “evolução positiva dos preços médios de venda em Portugal e na Tunísia”.

O EBITDA (lucro antes de juros impostos depreciação e amortização) totalizou 166,8 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, face a 154,7 milhões no mesmo período de 2022. Também aqui, e sem surpresas, a maioria advém da Navigator: 130,7 milhões.

O aumento face ao ano passado deve-se ao crescimento do segmento de pasta e papel, diz a empresa, que tem beneficiado “da desaceleração dos custos, nomeadamente de logística, de algumas matérias-primas e de energia, o que a par com o esforço de manutenção de preços e enriquecimento do mix de produto, compensou parcialmente a redução do volume de vendas de papel UWF”.

No que diz respeito aos investimentos realizados no primeiro trimestre, o valor situa-se nos 60,6 milhões de euros investidos em ativos fixos, face a 36,5 milhões no mesmo período de análise em 2022. Aqui, destaca a Semapa, cerca de 41,7 milhões devem-se à Navigator, dos quais cerca de 15 milhões são em investimentos em ambiente e áreas sustentáveis, sublinha o grupo.

Até ao final deste ano deverá ficar concluída a instalação industrial da Secil no Outão, que representa um investimento de quase 5 milhões de euros numa linha de cimento ‘limpo’. Além deste investimento, a Semapa espera que a recente aquisição da espanhola Gomà-Camps Consumer pela Navigator – que custou 85 milhões – permita à empresa tornar-se “o segundo maior produtor ibérico de tissue”.

a dívida líquida remunerada consolidada ficou, no final deste trimestre, na casa dos 764,6 milhões de euros. “A 31 de março de 2023, o total de disponibilidades consolidadas ascendia a 562,7 milhões de euros, tendo o grupo, adicionalmente, um conjunto de linhas contratadas e não utilizadas, assegurando desta forma uma forte posição de liquidez”, refere ainda relatório.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.