A Uber apresentou lucros de 8,61 mil milhões de dólares (oito mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2022, embora ainda não tenha encerrado as contas do ano. A empresa estima ter alcançado lucros numa altura de retoma económica, em que os aeroportos abriram e as pessoas começaram a viajar e a pedir viagens na aplicação, revela a “Reuters”.
Assim, os lucros da empresa aumentaram 49% no último trimestre ano e superaram as perspetivas de 8,49 mil milhões de dólares (7,91 mil milhões de euros).
Por sua vez, a empresa apresentou receitas líquidas de 595 milhões de dólares (554,5 milhões de euros), o equivalente a 0,29 dólares por ação. Este não foi um resultado muito satisfatório para a empresa, uma vez que em 2021 apresentou uma receita de 892 milhões de dólares (831 milhões de euros) ou 0,44 dólares por ação.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, apontou que a empresa está focada em atingir um ano lucrativo. “O impacto da pandemia no nosso negócio de mobilidade já passou e já o colocámos atrás das costas”, disse o CEO.
O empresário admitiu que este foi o “trimestre mais forte de sempre” da empresa e que encerrou assim “um ano forte”.
A Uber estima apresentar um lucro (EBITDA) entre os 665 milhões (619,6 milhões de euros) para o primeiro trimestre fiscal do ano. Esta perspetiva está acima das estimativas dos analistas consultados pelo Refinitiv, que prevêem lucros de 593 milhões de dólares (552,6 milhões de euros).
Com o aumento da inflação e do custo de vida, muitos cidadãos têm optado por fazer umas horas nas plataformas de ride-hailing, nas quais se inclui a Uber, para ganhar um dinheiro extra que lhes permita viver sem sufoco. A “Reuters” adianta que as prestações dos carros aumentaram no ano passado e que muitas pessoas se inscreveram na plataforma para conseguir pagar o meio de deslocação.
O CEO adiantou que o número de condutores na plataforma atingiu um novo recorde no último trimestre do ano e que o número continuou a crescer em janeiro, deixado para trás preocupações em relação à falta de condutores quando a procura aumentou.