[weglot_switcher]

Lufthansa chega a acordo com sindicato para cortar custos

A companhia aérea alemã vive um período difícil, como grande parte da aviação comercial, e tem vindo a desenvolver esforços para cortar custos na sua frota, nos voos que opera e com o seu pessoal. Ainda pendente de aprovação pelo sindicato, o acordo protege os postos de trabalho agora existentes.
11 Novembro 2020, 18h58

A Luthansa anunciou esta quarta-feira ter chegado a um acordo com a união sindical alemã Verdi para o corte de 200 milhões de euros em custos, noticia a Reuters. O acordo implica que não haja lugar a despedimentos obrigatórios no próximo ano.

A companhia aérea fez saber que 24 mil dos seus colaboradores no solo iriam abdicar dos habituais bónus de Natal em 2020 e 2021, bem como dos subsídios de férias em 2021, e que iria diminuir o acréscimo que paga sobre a compensação paga pelo Estado alemão a trabalhadores em lay-off.

Estas medidas permitem uma redução dos custos com pessoal para metade, isto depois da operadora ter declarado prejuízos de mais de 5,5 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2020, um ano desastroso para a aviação comercial no mundo inteiro. É ainda de notar que o acordo está pendente de aprovação pelos membros do sindicato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.