[weglot_switcher]

Luís Araújo deixa Turismo de Portugal e é substituído por Carlos Abade

Responsável ocupava o cargo desde fevereiro de 2016 e sai agora por motivos pessoais. Carlos Abade que era vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal entra para o seu lugar.
2 Junho 2023, 19h46

Luís Araújo apresentou esta sexta-feira, 2 de junho, a sua demissão da presidência do Turismo de Portugal, cargo que ocupava desde fevereiro de 2016, revela o jornal “Eco”.

O responsável sai agora por vontade própria, tendo alegada “motivos pessoais” para esta tomada de decisão. Em comunicado, o Turismo de Portugal refere que Luís Araújo “cessa funções” a 19 de junho.

“No dia 20 de junho, inicia funções um novo Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. Carlos Abade assumirá funções como presidente do Turismo de Portugal”. Carlos Abade era vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.

Além disso, Lídia Monteiro que era a diretora com responsabilidade pela promoção nacional e internacional do país, sobe também para a direção do Turismo de Portugal, bem como Catarina Paiva, atualmente Diretora do ISEG Executive Education. Teresa Monteiro mantém-se como vice-presidente do Turismo de Portugal.

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, refere que “importa saudar e louvar o contributo e legado deixado por Luís Araújo e pela equipa que liderou, para um setor forte, que cresce em valor e em qualidade. O reconhecimento internacional do destino Portugal e o seu crescimento muito se devem ao trabalho e competência do Turismo de Portugal. Quero, por isso, agradecer ao Luís Araújo e ao Filipe Silva todo o trabalho realizado, com dedicação e sentido de missão de serviço público. E, mantendo o mesmo espírito e visão, estou certo de que este novo Conselho Diretivo, altamente qualificado e com uma nova energia, saberá estar à altura dos desafios que se colocam ao sector”.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, reconhece «agradecido, o trabalho desempenhado pelo presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e pelo respetivo vogal, Filipe Silva. “Reconheço o trabalho desempenhado pelos membros cessantes do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, cuja dedicação e empenho credibilizam as instituições públicas, tendo prestando um serviço público ao setor do turismo e à economia nacional, e deixo uma palavra de otimismo e confiança aos novos membros, que irão assumir funções em breve”.

Luís Araújo, que liderou o Instituto nos últimos sete anos, afirma que “dirigir o Turismo de Portugal foi dirigir uma equipa de excelência, uma equipa que está de parabéns pelo trabalho que tem vindo a ser realizado e que, certamente, irá continuar a demonstrar toda a sua capacidade de trabalho e de inovação em prol deste importante sector de atividade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.