[weglot_switcher]

Luís Costa Ferreira regressa à supervisão no Banco de Portugal

Carlos Albuquerque sai do Banco de Portugal e para o seu lugar vai Luís Costa Ferreira que vem da PwC. O seu regresso está a ser alvo de críticas na imprensa.
2 Fevereiro 2017, 14h09

O Banco de Portugal (BdP) informou ontem que Luís Costa Ferreira iniciará funções como diretor do Departamento de Supervisão Prudencial, na sequência da saída de Carlos Albuquerque que vai integrar a administração da Caixa Geral de Depósitos para a Comissão Executiva. “O pedido foi aceite, com produção de efeitos a 31 de janeiro de 2017”, informa o banco central.

O regresso marcado para 15 de fevereiro próximo, reforça uma polémica que já tinha sido gerada quando em outubro de 2014 o então diretor e o diretor-adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal, Luís Costa Ferreira e Pedro Machado, anunciaram que iam sair do supervisor da banca para, a partir de Janeiro seguinte, serem sócios da consultora PwC.

A PwC estava a conduzir a auditoria ao Novo Banco, a pedido do regulador, ajudando a construir o balanço da instituição financeira de transição que nasceu da intervenção do Banco de Portugal, onde os responsáveis pela supervisão tiveram um papel fundamental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.