[weglot_switcher]

Luís Menezes diz que PSD teve uma “derrota enorme” e aponta culpas a Rui Rio

O filho do ex-presidente de Vila Nova de Gaia diz que Rui Rio quebrou o um ciclo de vitórias do PSD em legislativas e mostra que a estratégia da atual direção estava”errada”. 
7 Outubro 2019, 13h49

O ex-deputado social-democrata Luís Menezes acusa o líder do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, de ser o responsável pela “derrota enorme” do partido nas eleições legislativas deste domingo. O filho do ex-presidente de Vila Nova de Gaia diz que Rui Rio quebrou o um ciclo de vitórias do PSD em legislativas e mostra que a estratégia da atual direção estava”errada”.

“O facto é só um. O Dr. Rui Rio quebrou o ciclo de vitórias nas Legislativas que o PSD tinha desde 2011. Tivemos o pior resultado da nossa história, dos últimos 40 anos, pior ainda em número de votos do resultado que Mota Pinto teve em 1983”, afirmou Luís Menezes, filho de ex-presidente de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, no “Fórum TSF”.

Luís Menezes disse ainda que esta foi “uma derrota pior que [Pedro] Santana Lopes teve em 2005 e que [Manuela] Ferreira Leite teve em 2009” e não se pode “comparar isto com resultados de autárquicas e europeias”, tal como fez Rui Rio, na reação aos resultados eleitorais.

“Nunca nenhum líder com menos de 30% no PSD, pelo menos na era moderna do partido, deixou de fazer a sua análise e de sair imediatamente. Acho que este resultado é uma enorme derrota para o partido e uma enorme derrota pessoal para Rui Rio, que mostra que a sua tática estava errada”, salientou Luís Menezes, em declarações transmitidas pel rádio.

O PSD conseguiu 27,9% dos votos nas eleições legislativas, o resultado mais baixo desde 1983, em que o partido conseguiu apenas 27,74%. Em comparação com os resultados de há quatro anos, o PSD elegeu menos 12 deputados e não conseguiu eleger nenhum deputado em Évora, Beja e Portalegre. Ainda assim, Rui Rio considerou que o resultado foi “idêntico ao de 2015”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.