[weglot_switcher]

Luís Onofre eleito presidente da APICCAPS

O criador e empresário Luís Onofre é o novo presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, sucedendo a Fortunato Frederico.
21 Abril 2017, 19h20

O empresário de 3ª geração, natural de Oliveira de Azemeís, sucede aos 45 anos a Fortunato Frederico, que liderou a associação nos últimos 18 anos. Venceu as eleições mais concorridas de sempre, com uma taxa de participação superior a 80%.

 A APICCAPS é uma associação empresarial de âmbito nacional com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa toda a fileira do calçado em Portugal (Indústria de calçado, Indústria de componentes para calçado, Indústria de artigos de pele e Indústria e comércio de bens de equipamento).

No total, a fileira é constituída por 1834 empresas, responsáveis por 45 164 postos de trabalho, exportando 90% da sua produção, correspondente a 2.250 milhões de euros em  2016.

A produção de calçado está concentrada em dois pólos geográficos: os concelhos de Felgueiras e Guimarães, por um lado, e Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, por outro. Em conjunto, estes cinco concelhos representam para cima de três quartos do emprego setorial. Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo, de menor expressão quantitativa.

A viver anos áureos, o setor é responsável pela criação de 200 novas empresas na última metade de década, em especial na indústria de calçado, onde nascerem 185 novos projetos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.