Luís Rosa: “Costa e Centeno devem uma explicação pela situação do Banif”. Ouça o podcast “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto.

Cristina Bernardo


 

Ouça e acompanhe o podcast “Discurso Direto” em:

Spotify |Apple Podcasts

 
O autor de “O Governador” defende, em entrevista ao programa “Discurso Direto”, que a principal revelação do polémico livro que aborda os dois mandatos de Carlos Costa à frente do Banco de Portugal tem a ver com o Banif, apesar de esse tema ter sido menos mediatizado do que as alegadas interferências políticas no tratamento de Isabel dos Santos que levaram o primeiro-ministro a anunciar que vai processar o antigo responsável pelo banco central.

O jornalista Luís Rosa revela que havia uma alternativa à resolução do banco, que custou dois mil milhões de euros aos contribuintes portugueses, e recorda que, na sessão de apresentação do seu livro, Marques Mendes destacou que vê motivos para o Ministério Público fazer uma investigação criminal a um processo que envolve uma notícia de rodapé na TVI que levou a uma corrida ao levantamento de depósitos e uma carta do recém-empossado primeiro-ministro António Costa enviada a Jean-Claude Juncker e a Mario Draghi em que se referia ao Banif como estando em pré-resolução numa altura em que havia interessados na sua compra.

Recomendadas

Montepio aumenta para 1,25 mil milhões a emissão de obrigações hipotecárias que vencem em 2026

Na prática, é um reforço da emissão, mas em concreto o banco liderado por Pedro Leitão anuncia a ficha de uma nova emissão de 750 milhões de euros que são fungíveis com os 500 milhões já emitidos, pelo que no final a emissão total sobe para 1.250 milhões de euros.

“Falar Direito”. “Diploma da renegociação cria ónus sobre bancos que têm crédito à habitação”

O advogado Francisco Barona, sócio do departamento financeiro e governance da Sérvulo, explica quais são, na sua perspetiva, os dois principais problemas associados ao novo diploma relativo à renegociação de créditos.

Renegociação de créditos: o que muda com a nova lei? Ouça o “Falar Direito”

O advogado Francisco Barona, sócio do departamento financeiro e governance da Sérvulo, explica o que muda para consumidores e banca com a entrada em vigor do novo diploma relativo à renegociação de créditos.
Comentários