[weglot_switcher]

Lula acusado de receber dois milhões para favorecer Odebrecht

Lula é suspeito de ter recebido dois milhões de euros da construtora liderada por Marcelo Odebrecht, alegadamente em troca do acesso a financiamentos do banco estatal BNDES para investimentos em Angola.
  • Paulo Whitaker/Reuters
10 Outubro 2016, 20h36

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva foi acusado de corrupção em negócios da Odebrecht em Angola, noticia a imprensa local.

Lula é suspeito de ter recebido 7,6 milhões de reais (dois milhões de euros) da construtora liderada por Marcelo Odebrecht, alegadamente em troca do acesso a financiamentos do banco estatal BNDES para investimentos em Angola. Também o sobrinho de Lula, Taiguara dos Santos, é suspeito nesta investigação, bem como Marcelo Odebrecht, que é acusado dos crimes de organização criminosa, branqueamento de capitais e corrupção ativa.

Segundo a revista “Veja”, o Ministério Público Federal do Brasil defende que Lula da Silva trabalhava como “lobista” da Odebrecht, tanto no Brasil como em países como Portugal e Angola. As autoridades consideram que existem “indícios de vantagens auferidas pelo ex-presidente e seus familiares em decorrência de supostos serviços prestados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.