“Luta contra a corrupção é um dos grandes desafios de Timor-Leste”, alerta Ana Gomes

Timor-Leste está a celebrar duas décadas de independência, depois de um processo longo, em que Portugal participou. O JE convidou Ana Gomes para recordar este processo e para nos falar sobre os desafios que se colocam àquela que é uma das mais jovens democracias do mundo. Ana Gomes foi chefe da missão diplomática portuguesa na Indonésia e uma protagonista do processo de negociação da independência timorense.

Relacionadas

Ana Gomes em entrevista ao JE: “Timor-Leste? Portugal é bom a fazer o mais difícil mas gosta de ‘morrer na praia'”

A celebração do 20º aniversário da independência de Timor-Leste é o mote para esta entrevista com Ana Gomes, chefe de missão e embaixadora em Jacarta entre 1999 e 2003. Que recordações daqueles anos decisivos e que desafios se colocam à jovem democracia? Noutras latitudes, o que esperar da União Europeia num contexto de guerra na Ucrânia? Não perca a entrevista de Ricardo Santos Ferreira, subdiretor do JE, e Inês Amado, jornalista do JE.
Recomendadas

Fórum Indústria Farmacêutica. Assista aqui em direto

Assista em direto na JE TV à transmissão do Fórum Indústria Farmacêutica, que decorre durante a manhã desta quarta-feira no Hotel Pestana Palace. Em análise está o valor económico do sector, bem como a importância da inovação e do desenvolvimento para o futuro.

A previsão de Michael Burry e os 100 milhões da Greenvolt. Veja as escolhas da semana no “Mercados em Ação”

Conheça as escolhas da semana do programa da plataforma multimédia JE TV, numa edição que contou com a análise de Mário Martins, administrador da ActivTrades Brasil.

BCE e Fed conseguirão controlar a subida dos juros e da inflação? Veja o “Mercados em Ação”

Conseguirá o Banco Central Europeu controlar a subida dos juros nos países periféricos, como Portugal? Que lições se tiram da atuação da Reserva Federal norte-americana, que opera em condições diferentes? As previsões quanto à evolução do preço petróleo também divergem. O subdiretor do Jornal Económico, André Cabrita Mendes, e o consultor de estratégia e investimento, Marco Silva, analisam estas e outras questões com o administrador da ActivTrades Brasil, Mário Martins.
Comentários