[weglot_switcher]

Luxemburgo conclui primeira emissão de dívida ‘sustentável’ na Europa

O país do centro europeu combinou as componentes ambiental e social numa emissão de títulos sustentáveis que contrasta com as vistas por outros países do Velho Continente.
7 Setembro 2020, 18h35

O Luxemburgo concluiu a primeira emissão de dívida sustentável a nível europeu, tendo angariado 1,5 mil milhões de euros, reporta a Reuters. Os títulos em questão correspondem a uma mistura de projetos de caráter ambiental e social e, portanto, de obrigações “verdes” e “sociais”.

Esta emissão insere-se num quadro de implementação dos objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas (ONU) definido no ano passado, bem como num esforço do país para cortar as emissões de gases poluidores em 55% até 2030, esclarece a Reuters. O Luxemburgo é dos países europeus com menos investimento em sustentabilidade, reporta a ONU, especialmente nas áreas energética e climática.

O país do centro da Europa inova assim na emissão de dívida, ao juntar as componentes ambiental e social num só título, ao contrário dos restantes países europeus. No caso luxemburguês, a quantia angariada será distribuída igualmente entre as duas áreas.

A Alemanha, por exemplo, deu um passo importante para a dívida sustentável ao emitir, na passada semana, a chamada “dívida verde”, títulos canalizados para investimento em projetos sustentáveis do ponto de vista ambiental. A Suécia havia feito o mesmo uns dias antes.

A procura pelos títulos sustentáveis luxemburgueses foi oito vezes superior à oferta, o que resultou num juro de -0,123%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.