[weglot_switcher]

Macron testa “reconfiguração do sistema partidário”

Passou da maioria absoluta para a mais pequena maioria relativa da 5ª República. O presidente francês tem agora cinco anos para provar o que vale. Ou um, a acreditar nas vozes mais radicais que vêm do interior seu próprio partido.
25 Junho 2022, 09h00

O movimento centrifugador do projeto político de Emmanuel Macron, lançado há cinco anos e, apesar de tudo, no poder pelos próximos cinco, “reconfigurou o sistema partidário francês” e acrescentou-lhe caraterísticas que vão transformar-se “no novo normal” da ‘arena’ política gaulesa, disse ao JE o investigador e docente António Costa Pinto.

O partido do presidente – qualquer que seja o seu nome, que vai mudando, aparentemente, conforme os desafios do ciclo político seguinte – teve uma prestação duvidosa ao longo da campanha das eleições legislativas (um pouco à luz do que já sucedera nas presidenciais) e os resultados são prova disso: Macron perdeu a maioria absoluta com que contava desde 2017 e a aura que mantinha bem acesa fora de fronteiras terá necessariamente perdido potência.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.