[weglot_switcher]

Madeira: agosto deve marcar início das obras de reconstrução dos estragos do temporal de 25 de dezembro

A finalização das obras de reconstrução, em Ponta Delgada, está prevista para dezembro de 2022.
17 Março 2021, 13h26

O secretário regional da Infraestruturas e Equipamentos, Pedro Fino, espera que em agosto se dê início às obras de reconstrução dos danos provocados pelo temporal de 25 de dezembro de 2020, na Ponta Delgada. Finalização dessas obras está marcado para dezembro de 2022.

Os trabalhos de preparação já se iniciaram. O governante sublinhou que na semana passada começou a prospeção geológica e geotécnica que tem por “objetivo caracterizar os solos de fundação e as camadas de aterro nas plataformas rodoviárias”. Pedro Fino disse ainda que esses trabalhos são essenciais para depois se decidir qual a “solução estrutural” que será adotada para cada zona afetada pelo temporal de 25 de dezembro. “Contamos que após esse trabalho se desenvolva  o projeto e se inicie as obras em agosto desse ano. As obras de reconstrução prevemos concluir até dezembro de 2022”, acrescentou.

Em sete locais, das 29 ocorrências causadas pelo temporal, será necessário “conhecer as caraterísticas do solo antes de definir uma solução estrutural”, explicou Pedro Fino.

O governante sublinhou que foi solicitado ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) uma avaliação dos estragos e a indicação de medidas que minimizem os riscos em futuros temporais, que contou com a colaboração de entidades como a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Vicente, a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), a Água e Resíduos da Madeira (ARM), e a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM).

Pedro Fino disse que esse relatório foi apresentado pelo presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, e indicou que serão mobilizados 26.6 milhões de euros para a reconstrução de zonas afetadas e 11,5 milhões de euros para as medidas de mitigação, e 1,9 milhões de euros para a limpeza e restabelecimento de acessos provisórios

“Tudo estamos a fazer para iniciar o mais rapidamente obras de reconstrução”, afirmou Pedro Fino.

Entre as medidas sugeridas para a reconstrução das zonas afetadas pelo temporal estão o redimensionamento de algumas passagens hidráulicas, bacias de retenção de material sólido, e canalização de algumas linhas de água, indicou o governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.