[weglot_switcher]

Madeira divulga sistema de rastreabilidade dos produtos da pesca

O Fishmetrics permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.
23 Maio 2023, 10h26

A Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direção Regional de Pescas, em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal, promove uma campanha de divulgação do sistema de rastreabilidade dos produtos da pesca. Chama-se Fishmetrics e está instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz.

Este sistema “permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE”, explica a Secretaria Regional.

“Através deste sistema é possível saber em qualquer fase do circuito comercial os dados referentes a determinado pescado, nomeadamente o local de captura, espécie, biologia e habitat, a importância no sector, e informações relacionados com a sua gastronomia. Ficam também registados dados relativos à data e local de descarga, número de lote, peso e um conjunto de dados sobre a embarcação que efetuou a captura: identificação, características, fotografia da mesma, atividade regular e artes de pesca utilizadas. Toda a informação é acompanhada por uma foto do lote em causa, adquirida na altura da pesagem em lota”, acrescenta a Secretaria do Mar e Pesca.

O Fishmetrics resulta de um investimento de 51 mil euros, que tem comparticipação a 90% pelo MAR2020.

Este sistema estará interligado com o Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos (SIGLE), e “responde às últimas orientações comunitárias sobre Política Comum de Pescas”, explica a Secretaria Regional do Mar e Pesca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.