PremiumMadeira arrisca ficar fora da Liga pela primeira vez neste século

Más épocas do Marítimo e Nacional dirigem os dois clubes para a despromoção. Descida de receitas seria inevitável, sobretudo nos direitos televisivos, e haveria impacto no turismo de uma região que assenta grande parte da sua promoção no futebol.

Ainda faltam dez jornadas para o final da Liga NOS, e nada está garantido quanto ao campeão (apesar dos dez pontos de vantagem do Sporting sobre o FC Porto), aos qualificados para as competições europeias e aos despromovidos, mas não restam dúvidas de que o futebol madeirense vive o seu pior momento desde as últimas décadas do século passado. O Nacional ocupa a 16.ª posição, com 21 pontos, precisamente os mesmos do Marítimo, último classificado, pelo que se o campeonato terminasse agora o primeiro teria um play-off com o terceiro da Segunda Liga, enquanto o segundo ficaria desde logo excluído da competição em que participa consecutivamente desde 1985/1986.

O risco de a Madeira ficar fora da primeira divisão pela primeira vez no século XXI é reforçado por projeções e estatísticas. Para o site norte-americano FiveThirtyEight, do mago das sondagens Nate Silver – que atribui 89% de hipóteses de fim de ‘jejum’ do Sporting –, o Nacional é o clube com maiores probabilidades de despromoção (58%), seguindo-se o Marítimo (53%). A ‘concorrência’ mais próxima pelos lugares que ninguém deseja inclui Boavista (37%), Farense (32%) e Famalicão (16%).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 1 de abril.

Recomendadas

PremiumMadeira: Líder do BE agradece a Catarina e vê com bons olhos avanço de Mortágua

Apesar da saída de Catarina Martins da direcção do BE, Dina Letra diz que esta tinha condições para continuar a dirigir a força partidária. Sobre Mariana Mortágua diz que é uma mais-valia e dará um excelente contributo para o partido.

PremiumAs medidas da República para a habitação, dirigidas aos municípios, são adequadas?

Frente a frente com presidente da Câmara do Funchal e vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

PremiumGerir carreiras e talentos, com os olhos no futuro

A Diretora e a Head of Talents Department da L’Agence, que celebra agora 35 anos, contam como é gerir talentos e revelam as recentes mudanças na organização da agência, que visam reforçar os seus serviços face à evolução do mercado de agenciamento. “O conceito não mudou desde que a agência abriu, valores morais, ética, profissionalismo, transparência e sustentabilidade sempre estiveram presentes na missão da L’Agence e continuam a ser os valores pelos quais nos regemos”, diz Elsa Gervásio.
Comentários