[weglot_switcher]

Madeira arrisca ficar fora da Liga pela primeira vez neste século

Más épocas do Marítimo e Nacional dirigem os dois clubes para a despromoção. Descida de receitas seria inevitável, sobretudo nos direitos televisivos, e haveria impacto no turismo de uma região que assenta grande parte da sua promoção no futebol.
1 Abril 2021, 15h16

Ainda faltam dez jornadas para o final da Liga NOS, e nada está garantido quanto ao campeão (apesar dos dez pontos de vantagem do Sporting sobre o FC Porto), aos qualificados para as competições europeias e aos despromovidos, mas não restam dúvidas de que o futebol madeirense vive o seu pior momento desde as últimas décadas do século passado. O Nacional ocupa a 16.ª posição, com 21 pontos, precisamente os mesmos do Marítimo, último classificado, pelo que se o campeonato terminasse agora o primeiro teria um play-off com o terceiro da Segunda Liga, enquanto o segundo ficaria desde logo excluído da competição em que participa consecutivamente desde 1985/1986.

O risco de a Madeira ficar fora da primeira divisão pela primeira vez no século XXI é reforçado por projeções e estatísticas. Para o site norte-americano FiveThirtyEight, do mago das sondagens Nate Silver – que atribui 89% de hipóteses de fim de ‘jejum’ do Sporting –, o Nacional é o clube com maiores probabilidades de despromoção (58%), seguindo-se o Marítimo (53%). A ‘concorrência’ mais próxima pelos lugares que ninguém deseja inclui Boavista (37%), Farense (32%) e Famalicão (16%).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 1 de abril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.