[weglot_switcher]

Madeira: Carlos Pereira propõe concurso de concessão da operação portuária que permita cofinanciamento do aumento do Molhe da Pontinha

O deputado do PS considera que com esta solução os custos da operação portuária seriam pelo menos 10% mais baixos do que a média que se pratica nos portos nacionais.
20 Abril 2021, 11h49

O deputado do PS, eleito pelo círculo da Madeira, à Assembleia da República, Carlos Pereira, propõe que o executivo regional abra um concurso de concessão da operação portuária, de modo a garantir preços da operação mais baixos do que no território nacional e que o concessionário cofinancie o aumento do Molhe da Pontinha.

O socialista defendeu um “modelo de gestão que permita uma redução sustentada dos custos da operação portuária, tornando, por essa via, as empresas mais competitivas, mas também garantindo que as famílias madeirenses têm acesso aos seus próprios bens – que na maior parte dos casos vêm do exterior – a preços mais baixos do que aqueles que têm hoje”.

O deputado do PS considera que a região deveria ter um concurso de concessão a 35 anos, em que o caderno de encargo deveria obrigar o concessionário a cofinanciar o aumento do molhe da Pontinha. “Se fizermos uma simulação para 35 anos, uma contrapartida anual de 1,5 milhões de euros dará 52,5 milhões de euros. É possível, neste modelo, financiar mais de metade de uma infraestrutura importante e relevante para a Madeira”, reforça o socialista.

Carlos Pereira diz ainda que esta solução deve garantir que os custos da operação portuária sejam pelo menos 10% mais baixos do que a média que se pratica nos portos nacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.