[weglot_switcher]

Madeira: CDS-PP destaca trabalho de excelência realizado na economia do mar

Os centristas sublinharam o potencial da economia do Mar, reforçando que a região deve aproveitar, implementar e aprofundar esse potencial.
11 Maio 2021, 09h19

O CDS-PP Madeira destacou o trabalho de excelência que está a ser realizado na área da economia do mar na Região Autónoma da Madeira.

“Os madeirenses e portosantenses não têm verdadeiramente a noção da importância que o mar tem para a sua Região. E, felizmente, através da criação da Secretaria do Mar e Pescas, bem como com a criação desta Direção Regional do Mar, começam-se a ver e a vislumbrar o trabalho que tem vindo a ser feito, cada vez mais com profundidade. Trabalhos esses também decorrentes dos projetos europeus que são, sem dúvida, fundamentais”, disse Lopes da Fonseca, deputado do CDS-PP Madeira.

O centristas destacou que nos próximos 10 anos vão estar disponíveis muitas verbas, por via do quadro comunitário, do quadro que vai ser implementado pela Comissão Europeia, relacionado com o Plano de Recuperação e Resiliência, virados para a área do mar.

O CDS-PP Madeira diz estar muito satisfeito com o trabalho que está a ser projetado pela Secretaria Regional do Mar e Pesca e também pela Direção Regional do Mar, programas comunitários que têm várias parcerias e, neste sentido, concluímos que o nosso futuro, em termos sobretudo da investigação, “tem e irá ter uma grande incidência voltada para a investigação, mais concretamente com os recursos marítimos. Não só a pesca, mas também aquilo que o mar pode trazer em termos de economia, nomeadamente a economia do turismo”.

CDS-PP quer aprofundar potencial da economia do Mar

O deputado do CDS-PP Madeira sublinhou o potencial da economia do Mar, reforçando que a região deve aproveitar, implementar e aprofundar esse potencial.

“Basta vermos que, nestas matérias, a Região Autónoma dos Açores está mais avançada porque já há muito tempo começou a investir na economia do mar. Mas nós, felizmente, nestes dois anos em que foi criada a Secretaria do Mar e Pescas, começamos a ver o trabalho excelente que está a ser desenvolvido pela Direção Regional do Mar e que muitos projetos que nos foram dados a conhecer, a maior parte no âmbito do Interreg, certamente nos irão trazer ainda mais benefícios, quer para a região, quer para os parceiros que com a região trabalham, nomeadamente canárias, cabo verde e outros parceiros internacionais (Ilhas da Macaronésia)”, disse Lopes da Fonseca.

O centrista disse ainda que será criada uma legislação que vai permitir a captura da gamba da madeira, em cerca de 10 a 15 toneladas por ano.

Os centristas dizem ainda que a Direção Regional do Mar precisa de mais recursos humanos, reforçando que as novas instalações, trouxeram muito mais condições para que na região se concretizem estes trabalhos de investigação e a “concretização de todo este potencial que a nossa região tem, relacionada com o mar e com a economia azul”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.