[weglot_switcher]

Madeira celebra protocolo que visa promover a utilização de fibra ótica para fins de investigação

Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, lembrou que, em 2018, a região, através da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e EMACOM, contratualizou com o Grupo ELLALINK uma derivação do cabo de fibra ótica até à Madeira. Desta vez, a EEM/ EMACOM celebra contrato com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.
23 Maio 2022, 16h06

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e a EEM/EMCOM, estabeleceram um protocolo para promover o uso da fibra ótica na investigação, em particular nas áreas da sismologia, da vulcanologia, da ecologia marinha e das condições oceânicas.

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo, em representação do presidente do Governo da Madeira, destacando que, com este o protocolo, “a EMACOM compromete-se a ceder os direitos de uso da fibra ótica para todo o equipamento de suporte às experiências científicas a realizar no âmbito do projeto e da sua ligação à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, cuja gestão e operação fica a cargo da FCT, através da sua unidade de computação científica nacional”.

Por seu turno, a FTC compromete-se a “assegurar o acesso ao GeoLab, por parte da comunidade de investigação e ensino, numa parceria que pretende aproveitar as potencialidades humanas e tecnológicas, através da partilha de recursos nas áreas da investigação e da conetividade, nomeadamente através do recurso ao sistema do cabo submarino”.

O governante lembrou que, em 2018, a região, através da EEM e EMACOM, contratualizou com o Grupo ELLALINK uma derivação do cabo de fibra ótica até à Madeira, sendo esta uma nova ligação submarina ao continente português, tendo ficado concluída em 2021, num investimento de 15 Milhões de euros.

“Com a celebração deste protocolo, começamos a ver materializado um dos objetivos do Governo Regional, de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de um HUB tecnológico de investigação e inovação, atraindo empresas estrangeiras para a nossa Região”, garantiu Pedro Fino.

Na celebração da assinatura do protocolo, ocorrida nesta terça-feira, dia 23 de maio, também estiveram presentes a presidente da FTC, Helena Pereira, e Francisco Taboada, presidente da Administração da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).

Na ocasião, Helena Pereira destacou a importância de estabelecer com protocolos de parceria no contributo ao avanço da ciência, através de contributos diferenciados, mas com um objetivo comum. Neste protocolo em particular, “temos uma infraestrutura tecnológica que é importante para a instalação de cabos terrestres e submarinos, fibra ótica, que têm que ser instalados em colaboração com outras entidades”, destacou, mencionando a colaboração com a ELLALINK na derivação do cabo de fibra ótica até à Madeira.

Por seu turno, o presidente da administração da EEM, Francisco Taboada, anunciou os 125 anos da EEM, afirmando ainda que a empresa “é talvez o maior player da região no transporte grosso das telecomunicações”.

“Hoje temos linhas de fibra ótica de alta capacidade que nos permitem ter um estrutura base de comunicações da empresa nas nossas linhas elétricas, salientou Francisco Taboada, acrescentando que ” a região está dotada de uma grande capacidade de fibra ótica em todos os concelhos, complementada com a excelente estrutura dos operadores rivais”.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.