Madeira: Centro ISOPlexis distinguido internacionalmente com prémios nas áreas da ‘Agricultura de Precisão’ e ‘Agroecologia’

O Centro ISOPlexis participou neste evento internacional com a divulgação dos principais resultados dos projetos Ahidagro, Apogeo, Fruttmac e Vercochar (Interreg MAC 2014-2020), Madeira OPUNTIAS (PRODERAM 2020), e CASBio (Madeira 14-20).

Dois trabalhos do Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar (ISOPlexis) foram distinguidos com o prémio de “melhor comunicação em poster científico” no “Simpósio de Agricultura Sustentável e de Precisão”, que decorreu entre os dias 18 e 20 de julho, em La Laguna, Tenerife, com temáticas nas áreas da gestão sustentável da água e do solo, novas tecnologias (drones, câmeras multi e hiperespectrais, sensores), bioestimulantes, fertilizantes, herbicidas, pesticidas e deteção de contaminantes.

O Centro ISOPlexis participou neste evento internacional com a divulgação dos principais resultados dos projetos Ahidagro, Apogeo, Fruttmac e Vercochar (Interreg MAC 2014-2020), Madeira OPUNTIAS (PRODERAM 2020), e CASBio (Madeira 14-20).

Entre os 42 posters de diversos países, foram selecionados e premiados dois trabalhos do ISOPlexis nas áreas da Agricultura de Precisão e Agroecologia, pela “qualidade da investigação, novidade e importância”.

O trabalho premiado na categoria “Agricultura de Precisão” foi apresentado pela investigadora Sofia Valente e incidiu sobre o estudo preliminar na utilização de lamas de depuração na correção do solo na ilha da Madeira.

Este trabalho insere-se no Projeto Vercochar financiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, com a parceria da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Por sua vez, o prémio de melhor comunicação em poster na categoria de “Agroecologia” foi atribuído ao estudo apresentado pela investigadora Carla Gouveia sobre a composição centesimal e fitonutrientes em cladódios e frutos da tabaibeira.

O trabalho premiado foi realizado em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e insere-se no projeto Madeira OPUNTIAS, financiado pelo programa PRODERAM2020-16.2.2-Feader-01530.

Recomendadas

Madeira: BE reivindica medidas que promovam reciclagem e economia circular

O partido considera que é preciso haver campanhas de sensibilização que alertem para a importância da reciclagem, já que a Madeira “uma das regiões do país com a mais baixa taxa de reciclagem, que atinge apenas os 13%”.

Presidente do Iasaúde diz que descentralização do serviço tem permitido “atendimento mais eficiente”

Nos primeiros seis meses do ano 549 novos utentes inscreveram-se no Serviço Regional de Saúde (SRS) através dos serviços de reembolsos nas localidades fora do Funchal, com a Ribeira Brava a representar 22,8% dos inscritos.

Nova lei das telecomunicações protege consumidores que querem cancelar um contrato (com áudio)

De acordo com a nova lei, publicada dia 16 deste mês, esta situação será modificada. A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.
Comentários