Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.

A Madeira apresentou em outubro deste ano um défice de oito milhões de euros, com um aumento da despesa de 11,1 milhões de euros face ao período homólogo, refletida pelo aumento das transferências de capital, mais 34,3 milhões de euros, em grande parte destinadas ao Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), para apoiar as micro, pequenas e médias empresas, afetadas pela Covid-19.

O Boletim de Execução Fiscal, publicado pela Secretaria Regional das Finanças, refere que face à atual conjuntura de recuperação da atividade económica a receita efetiva do Governo Regional aumentou 12,5% até ao final de outubro de 2022, comparativamente ao período homólogo de 2021, fortemente influenciado pela pandemia da Covid-19, devido à evolução ascendente evidenciada pela componente fiscal (17%) e não fiscal (2,5%).

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.

O passivo acumulado da Administração Pública Regional reportado ao final de outubro de 2022 ascendia a 157,3 milhões de euros, dos quais 47,4% são respeitantes a obrigações do Governo Regional.

Recomendadas

Assembleia da Madeira atribui Prémio +Valor Madeira a trabalhos académicos e científicos

O montante do Prémio é de cinco mil euros, podendo, ainda, haver lugar à atribuição de certificados a título de menções honrosas.

Governo da Madeira maximiza benefícios no Código Fiscal de Investimento

Rogério Gouveia apontou que, face à retração económica provocada pela crise pandémica, situação agravada pela guerra na Ucrânia, o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, considerou ser “fundamental a adoção de medidas de choque para a revitalização da economia”.

Socicorreia lança empresa na área da arquitetura

Com a Socicorreia Project, o proprietário receberá acompanhamento no momento de escolher e comprar mobiliário personalizado, de acordo com as suas exigências e tendências do mercado, na seleção de todos os equipamentos domésticos, e também em pormenores de decoração como a iluminação.
Comentários