Parlamento da Madeira aprova Comissão de Inquérito ao favorecimento de grupo económicos e obras

“A comissão tomará posse nos próximos dias. O presidente será do Partido Social Democrata, o vice-presidente e o secretário serão do Partido Socialista, e o relator será de um dos partidos da maioria parlamentar”, confirmou o Presidente do Parlamento madeirense, no final da reunião desta segunda-feira.

A Conferência dos Representantes dos Partidos, da Assembleia Legislativa da Madeira, aprovou a constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre «O favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, pelo Presidente do Governo Regional e Secretários Regionais e “obras inventadas”, em face da confissão do ex-secretário Regional Sérgio Marques, em declarações ao Diário de Notícias, (de Lisboa), suscetível de configurar a prática de diversos crimes”.

O pedido, com caráter potestativo, foi apresentado pelo Partido Socialista. “A comissão tomará posse nos próximos dias. O presidente será do Partido Social Democrata, o vice-presidente e o secretário serão do Partido Socialista, e o relator será de um dos partidos da maioria parlamentar”, confirmou o Presidente do Parlamento madeirense, no final da reunião desta segunda-feira. José Manuel Rodrigues fixou “em 90 dias, o prazo para a elaboração do relatório com as conclusões desta comissão de inquérito”.

O JPP apresentou “um requerimento para que houvesse um coletivo de relatores”, mas a proposta foi recusada pela maioria PSD/CDS-PP, por ser “uma matéria que não consta do regime jurídico das comissões de inquérito regionais”.

A Conferência dos Representantes dos Partidos agendou para o dia 2 de fevereiro o debate mensal com o Governo Regional, que vai ser subordinado ao tema Educação.

Foram ainda analisadas duas propostas do PS para a “revisão Constitucional” e para a “revisão do Estatuto Político-Administrativo da Madeira”. “Estas duas iniciativas legislativas foram encaminhadas para a Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político”, adiantou o Presidente do Parlamento madeirense.

Esta comissão, presidida pelo deputado do PSD José Prada, vai também analisar as propostas do PSD, do CDS-PP e do PS para a revisão do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira.

Recomendadas

PremiumSofar Sound chega à Madeira com concertos em lugares inesperados

No meio da natureza, na praia ou nalgum edifício icónico, são alguns exemplos de “lugares incríveis” onde estes espetáculos, que duram duas horas, podem ter lugar.

PremiumChoux: a pastelaria que junta bolos franceses aos sabores regionais

A pasteleira Joana Gonçalves meteu ‘mãos à obra’ na altura da pandemia. As encomendas são uma parte importante do negócio, sendo que representam cerca de 50% do faturamento da empresa. É possível mandar fazer bolos de aniversário, sobremesas e cestos de piquenique.

Madeira: Comercialização de banana aumentou 12,6% em 2022

O aumento registado em 2022 foi transversal a todas as categorias de banana. Comparativamente ao ano anterior, a banana de categoria extra cresceu 14,3%, a de primeira categoria, 8%, e a de segunda, 2,1%.
Comentários