[weglot_switcher]

Madeira: Coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos debate efeitos da pandemia

O debate acontece a 20 de julho e insere-se no ciclo de conferências Parlamento Com Causas, da Assembleia Legislativa da Madeira.
16 Julho 2021, 11h49

O coordenador do Gabinete de Crise de para a Covid-19 da Ordem dos Médicos é o convidado do ciclo de conferências Parlamento Com Causas, da Assembleia Legislativa da Madeira. A iniciativa realiza-se a 20 de julho, e tem como tema ‘Covid-19: Passado, Presente e Futuro’.

“Desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 11/03/2020, um dos maiores desafios para todos nós é perceber porque aconteceu, o que aprendemos e o que queremos mudar no futuro. Na atualidade e com prejuízo no combate à pandemia, temos duas novas pragas, a infodemia e a proliferação de fake news, com disseminação viral sobretudo nas redes sociais. O impacto destas novas pragas é de tal modo significativo na desvalorização da ciência e do conhecimento que a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre outras organizações, estabeleceu um programa específico de prevenção e minimização dos seus efeitos. Do sucesso destes programas dependerá também a nossa resposta a futuras ameaças a nível local ou global”, refere Filipe Froes.

Filipe Froes é Doutorado em Saúde Pública pela Universidade NOVA de Lisboa, Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente – CHULN, Consultor da Direção-Geral da Saúde e ainda Membro do Conselho Nacional de Saúde Pública.

O médico sublinha que “estamos a assistir a um momento único na história da Humanidade: a maior campanha de vacinação à escala global” e considera que para o futuro da pandemia existem dois grandes desafios na saúde.

“A recuperação do atraso assistencial dos doentes com patologia não-covid e a ameaça crescente do Covid longo, persistente e respetivas sequelas. Uma nova realidade de dimensões e consequências ainda não totalmente esclarecidas”, sublinha.

Filipe Froes destacou também a importância de se saber aproximar “o saber e o conhecimento às nossas atitudes e comportamentos e, sobretudo, às decisões que tanto nos afetam individual e coletivamente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.