[weglot_switcher]

Madeira deve ser apresentada como destino seguro no Reino Unido, defende representante da República

O representante da República para a Madeira apelou ao ministro dos Negócios Estrangeiros para defender a Madeira como destino seguro, lembrando que o turismo representa 25% do PIB da região. Ireneu Barreto mostrou preocupação com a possibilidade do governo do Reino Unido poder excluir Portugal da lista dos para os quais os britânicos podem viajar sem terem de se sujeitar a uma quarentena obrigatória no regresso ao país.
3 Julho 2020, 09h26

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deve defender a região autónoma como “destino seguro”, em termos de covid-19, junto das autoridades do Reino Unido.

“É importante salientar que o turismo representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) regional e que os visitantes do Reino Unido são uma das três origens mais importantes dos turistas que viajam para a Região Autónoma da Madeira anualmente”, refere Ireneu Barreto, em carta enviada ao ministro e divulgava no seu ‘site’ oficial.

O representante da República manifesta “enorme preocupação” com a possibilidade de o Governo do Reino Unido poder excluir Portugal da lista dos países para os quais os britânicos podem viajar sem terem de se sujeitar a uma quarentena obrigatória no regresso ao país.

“Esta exclusão, se é grave e imerecida para os interesses do nosso país, irá traduzir-se principalmente num imenso prejuízo para as regiões portuguesas, como a Madeira e Porto Santo, nas quais a indústria turística é a principal atividade económica”, sublinha.

Ireneu Barreto pede, por isso, a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no sentido de defender a região autónoma como “destino seguro” para os nacionais britânicos.

O representante da República sublinha que o arquipélago da Madeira é a única região de Portugal em que a covid-19 não provocou óbitos até à data e onde nunca houve qualquer foco de contágio comunitário ativo.

A Madeira continua com dois casos ativos de covid-19 dos 92 notificados desde 16 de março, 90 dos quais já recuperados, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

“No momento em que regressa gradualmente a normalidade possível e os transportes aéreos e marítimos entre a região e o exterior retomam a regularidade, será desejável e merecido que estes bons resultados no combate à pandemia possam ser destacados, conferindo à Madeira a qualidade de destino seguro para todos os muitos turistas que nos visitam, e dos quais a economia local tanto precisa”, salienta Ireneu Barreto.

Em Portugal, morreram 1.587 pessoas das 42.782 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 516 mil mortos e infetou mais de 10,71 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1593725057006&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.