[weglot_switcher]

Madeira deve ter auto-suficiência energética

A renegociação da Lei das Finanças Regionais e do Estatuto Político Administrativo são outras reivindicações do candidato socialista.
30 Março 2020, 07h45

No plano económico, Carlos Jardim defende que a primeira preocupação da Madeira, enquanto região insular, tem de ser a auto-suficiência energética. “Este para mim é o foco do desenvolvimento”, sublinha o candidato à liderança do PS Madeira.

A região tem “todas as condições” para atingir essa auto-suficiência energética, diz, acrescentando que isto aliado a uma aposta nas energias renováveis permitiria “reduzir de sobremaneira as nossas importações e por outro lado permitir ser pioneiros em experiências com novas tecnologias, de novas forma de aplicação de energia”.

Outra das medidas defendidas por Carlos Jardim passa por uma reflexão profunda sobre quais devem ser os grandes motores da economia.

“O turismo continua a ser o principal motor da economia e temos de acarinha-lo. Já percebemos que estamos fortemente limitados por causa das ligações dos transportes aéreos e marítimos. Isso implica, quando olhamos para o turismo, repensarmos as nossas infraestruturas. Estamos a falar em redimensionar o nosso aeroporto. Dota-lo de melhores condições. E isso consegue-se com alguma simplicidade, são investimentos grandes mas que é preciso. Captar novos mercados, rotas, para fazer face às rotas que eventualmente vamos perder”, explica.

A isto junta-se o Centro Internacional de Negócios (CINM), ou Zona Franca, um assunto que o candidato socialista considera não ser de discussão devido à “opacidade” em torno do assunto.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 06 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.