Madeira diz que região é “saudável” e destaca retoma económica

As autoridades regionais apontam para a presença de treze navios de cruzeiro no porto e baía do Funchal na noite da passagem de ano e estimam a chegada de mais de 80 voos ao Aeroporto Internacional da Madeira nos próximos dias, bem como uma ocupação hoteleira de cerca de 90%.

“É mais um exemplo de que a retoma da economia na Região Autónoma da Madeira está no seu verdadeiro rumo”, disse o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, sublinhando: “Treze navios na Madeira em 2021, após dois anos de pandemia, significa que a Madeira em termos sanitários atuou bem”.

E reforçou: “É uma região saudável, segura e sustentável”.

Pedro Ramos falava à margem da assinatura de um contrato-programa com a delegação regional da Cruz Vermelha Portuguesa, no Funchal, através do qual o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, canaliza cerca de doze mil euros para a instituição para manutenção de equipamentos.

O governante indicou que não haverá alteração das medidas de contenção da pandemia no decurso das festividades de fim de ano, mantendo-se as que foram estipuladas em 20 de novembro e que implicam, entre outras, a obrigatoriedade de apresentação conjunta de teste rápido negativo e certificado de vacinação contra o SARS-CoV-2 para aceder à maioria dos recintos públicos e privados.

As autoridades regionais apontam para a presença de treze navios de cruzeiro no porto e baía do Funchal na noite da passagem de ano e estimam a chegada de mais de 80 voos ao Aeroporto Internacional da Madeira nos próximos dias, bem como uma ocupação hoteleira de cerca de 90%.

De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250.000 habitantes, regista 2.155 casos ativos de covid-19, com 27 doentes hospitalizados, num total de 17.955 confirmados desde o início da pandemia.

A região sinaliza também 130 óbitos associados à doença.

O número de novos casos diários tem aumentado progressivamente no decurso do mês de dezembro, tendo o mais elevado – 325 – sido assinalado na segunda-feira.

Recomendadas

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu cerca de 40% face a 2019

No aeroporto da Madeira, e no mês em análise, o tráfego de passageiros distribuiu-se equitativamente entre o tráfego doméstico (47,4% do total) e o tráfego internacional (52,6%).

Funchal: Aldeia de Natal abre a 9 de dezembro com regresso do comboio e prolongamento do horário de funcionamento

Outro aspeto destacado por Cristina Pedra foi a renovação do design e imagem da Aldeia de Natal e que inclui uma árvore de Natal de nove metros, bem como diversos pinheiros naturais, que  quando acabar o evento voltarão ao Parque Ecológico do Funchal.

Madeira: Aprovado relatório da Comissão de Inquérito à linha de crédito INVEST-RAM

O relatório mereceu os votos favoráveis PSD e do CDS-PP, os votos contra do PS, partido proponente do inquérito, e a abstenção do PCP.
Comentários