[weglot_switcher]

Madeira e Açores recebem 200 milhões do PRR para a segurança do mar

Este sistema, que já vigora em território continental e é financiado por meios europeus e nacionais, tem como objetivo não só “garantir a segurança das pessoas propriamente dita, como também de atividades económicas e para impedir ações de crime e terrorismo”, destacou o cabeça de lista do PS Madeira às legislativas, Carlos Pereira.
29 Dezembro 2021, 16h00

O Governo Português irá investir, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cerca de 200 milhões de euros na criação de sistemas VTS nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, com vista à segurança do mar.

Este sistema, que já vigora em território continental e é financiado por meios europeus e nacionais, tem como objetivo não só “garantir a segurança das pessoas propriamente dita, como também de atividades económicas e para impedir ações de crime e terrorismo”, destacou o cabeça de lista do PS Madeira às eleições legislativas, Carlos Pereira, avançando que o sistema VTS é “poderosíssimo”, permitindo uma vigilância “muito mais distante” da costa.

Numa visita feita pela candidatura do PS Madeira à sala de situação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (CIVICC), no Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana, Carlos Pereira apontou para a importância de salvaguardar a segurança do mar na Região Autónoma da Madeira, visto ser uma região ultraperiférica. Tal é possível através de uma Guarda Nacional Republicana (GNR) “munida dos mais diversos equipamentos tecnológicos e embarcações”, frisou.

O candidato frisou ainda que “estamos a falar de investimentos avultados que o Estado tem previsto fazer e outros que já fez”, declarando que “esta é mais uma prova de que o Estado assume as suas responsabilidades”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.