[weglot_switcher]

Madeira: Estão abertas as inscrições para os Estágios de Verão e o Jovem em Formação

Atendendo à conjuntura atual que vivemos e às medidas de contenção que devemos adotar no sentido de conter a propagação do Covid-19, a Direção Regional de Juventude aconselha que aos jovens tratem da documentação necessária via email ou telefónica com as entidades, devendo os mesmos permanecer em casa.
1 Abril 2020, 13h10

As inscrições para os programas Estágios de Verão, dirigido aos estudantes universitários, e para o Jovem em Formação, estão a decorrer a partir desta quarta-feira até ao dia 30 de abril.

Os Estágios de Verão têm a duração de um mês e decorrem entre 1 de julho e 30 de setembro. O programa é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, a qual tem possibilitado o contacto dos estudantes com o mercado de trabalho, nas áreas de formação curricular que se encontram a estudar, cujo impacto tem-se revelado muito positivo quer para as entidades, quer para os estagiários.

São elegíveis para este programa os jovens que, cumulativamente, estejam a frequentar o ensino universitário, em Portugal ou no estrangeiro, que confira o grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou a frequentar cursos de pós-graduação, tenham idade máxima de 30 anos, à data do início do estágio, tenham domicílio fiscal na Região Autónoma da Madeira (RAM), não se encontrem a exercer qualquer atividade profissional remunerada e nunca tenham participado neste programa.

Os candidatos são responsáveis pela escolha da entidade enquadradora dos estágios, as quais podem ser de caráter público, privado ou privado sem fins lucrativos, com direito a uma bolsa mensal de 500 euros, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação.

Atendendo à conjuntura atual que vivemos e às medidas de contenção que devemos adotar no sentido de conter a propagação do Covid-19, a Direção Regional de Juventude aconselha que aos jovens tratem da documentação necessária via email ou telefónica com as entidades, devendo os mesmos permanecer em casa.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas, através do email estagiosdeverao@madeira.gov.pt

Programa Jovem em Formação

É também uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia que, através da Direção Regional de Juventude, proporciona aos jovens participantes uma experiência em contexto laboral, capaz de desenvolver o seu sentido de responsabilidade e de participação social.

Podem candidatar-se ao Jovem em Formação todos os estudantes residentes e matriculados em estabelecimentos de ensino na Região Autónoma da Madeira, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos.

O programa decorre nos meses de julho e de agosto, sendo que as atividades previstas podem ocorrer durante a semana ou nos fins-de-semana e feriados. A carga horária não deve exceder as seis horas diárias, nem ultrapassar as 30 horas semanais.

Aos jovens candidatos é oferecida a possibilidade de escolherem uma área e instituição com a qual mais se identificam, desde que as entidades de acolhimento se encontrem enquadradas nos seguintes estatutos: entidades e empresas públicas, entidades privadas sem fins lucrativos, creches e estabelecimentos de educação pré-escolar, públicos e privados, associações juvenis ou equiparadas, inscritas no Registo Regional do Associativismo Jovem (RRAJ), associações de estudantes de ensino superior e associações e clubes desportivos.

As candidaturas são efetuadas num formulário, disponibilizado online, e os documentos solicitados pela DRJ devem ser enviados posteriormente para o email: jovememformacao@edu.madeira.gov.pt.

Os participantes no programa Jovem em Formação têm direito a um seguro de acidentes pessoais e uma compensação monetária no valor de 1,80€/hora, para as atividades que decorram durante os dias úteis, e uma compensação monetária no valor de 2,90€/hora, para as atividades que decorram aos sábados, domingos e feriados.

Atendendo à conjuntura atual que vivemos e às medidas de contenção que devemos adotar no sentido de conter a propagação da Covid-19, a Direção Regional de Juventude aconselha que todos os jovens permaneçam em casa, podendo esclarecer as suas dúvidas através do site e do email.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.