[weglot_switcher]

Madeira esteve na Hungria no workshop Geração de Inovação impulsionada pela abordagem pública

A Madeira esteve presente no 2.º Workshop Temático Internacional intitulado “Geração de Inovação impulsionada pela abordagem pública”, que teve lugar, no final do passado mês de março, em Budapeste, capital da Hungria.
10 Abril 2017, 09h54

Um evento que se realizou no âmbito do projeto HoCare, que visa potenciar a criação de soluções inovadoras na área dos cuidados domiciliários, em cadeias regionais de inovação.

Sendo certo que o envelhecimento da população, na União Europeia, está a tornar-se um desafio para a maioria das regiões, a verdade é que esta nova realidade representa, simultaneamente, uma oportunidade para que pequenas e médias empresas apostem no desenvolvimento de novos serviços e produtos no domínio dos cuidados domiciliários, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, especialmente nesta faixa etária.

No evento onde estiveram mais de 60 participantes provenientes dos países europeus que são parceiros destes projeto, nomeadamente Chipre, Eslovénia, Bulgária, Roménia, Lituânia, Hungria e República Checa, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que é parceiro do projeto, fez-se representar, através de Jorge Faria e de Cristina Baptista. Estiveram igualmente presentes Licínia Araújo e Teresa Espirito Santo, em representação da Secretaria Regional da Saúde.

No referido Fórum, foram destacadas as boas práticas e experiências dos diferentes parceiros, na área da telemedicina.

As possibilidades de submissão e transferência de projetos, com enfoque na gestão estratégica dos programas operacionais, foram discutidos em 4 grupos de trabalho interativos. Estas discussões de trabalho estiveram especialmente focadas nos métodos e nas novas formas de impulsionar a inovação em saúde, com ênfase na abordagem da inovação impulsionada pelo setor público.

Na ocasião, foram identificadas 27 boas práticas no Projeto que poderão ser replicadas às várias regiões.

Recorde-se que, através do HoCare, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM visa melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto dos instrumentos de política, propondo ações relacionadas com a prestação de serviços de assistência domiciliária desenvolvidas através de uma estratégia que envolva, do ponto de vista internacional, organizações governamentais, universidades, empresas e associações empresariais.

Com a duração de quatro anos, este projeto envolve 1,2 milhões de euros e conta com um apoio financeiro da UE superior a um milhão de euros, cabendo ao IDE cerca de 157 mil euros, dos quais 85% têm comparticipação europeia.

O próximo Workshop Temático Internacional terá lugar em Litija (Eslovénia), entre os dias 7 e 9 de Junho de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.