Madeira: “Gata em Telhado de Zinco Quente” com estreia a 9 de dezembro no Baltazar Dias

Até 2020 passaram pelo ATEF mais de mil profissionais, desde diretores artísticos, atores, encenadores, técnicos e criativos, contando com mais de um milhão de espetadores.

O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) recebe a peça intitulada “Gata em Telhado de Zinco Quente”, de Tennessee Williams, entre os dias 9 e 18 de dezembro, em diversos horários. Ao todo são 13 sessões.

Este ano e para  assinalar o 45.º aniversário da Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF), a Câmara Municipal do Funchal (CMF) juntou-se numa coprodução no valor de 29.700 euros, na estreia absoluta deste espetáculo com a encenação de Fernando Heitor, que promete “uma boa história” em palco, com a participação de doze atores.

Na apresentação da peça teatral, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o presidente da autarquia do Funchal realçou ser objetivo do Município reforçar o orçamento da cultura “para manter viva a área de produção cultural da cidade”.

“A CMF está apostada em valorizar os artistas e apoiar financeiramente novas produções culturais”, frisou Pedro Calado, sublinhando, que no próximo ano, a cidade terá uma segunda sala de espetáculos, com capacidade para 400 pessoas, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no antigo Matadouro.

O edil enalteceu o trabalho do TEF, a mais antiga estrutura de teatro da região, sendo que a CMF ao se associar a este evento também homenageia todas as pessoas que fazem e fizeram parte desta companhia teatral, sendo um exemplo de agentes culturais que se colocaram ao serviço da cultura e da comunidade.

No âmbito dos apoios ao associativismo, a autarquia do Funchal aumentou, este ano, o apoio à ATEF em 30% face ao ano anterior, sendo de oito mil euros.

A CMF apoia também o ATEF através da cedência de uma sala de espetáculos a título gratuito, para a apresentação de espetáculos através de um contrato de comodato.

Até 2020 passaram pelo ATEF mais de mil profissionais, desde diretores artísticos, atores, encenadores, técnicos e criativos, contando com mais de um milhão de espetadores.

Recomendadas

Câmara do Funchal lança campanha gratuita de recolha de “monstros”

O Município justifica a importância desta campanha, dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia que se avizinha e de forma a garantir uma maior proximidade com a população. Os munícipes deverão contactar as respetivas Juntas de Freguesias para a devida inscrição, de modo a solicitar a recolha dos “monstros” na sua residência.

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos ficaram a mais de 30% acima dos valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM foi de aproximadamente 3.062,5 mil, significando um acréscimo homólogo de 134% e de 17% face aos valores registados nos primeiros nove meses de 2019. 

Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.
Comentários