Madeira: IASAÚDE participa em exercício de cibersegurança

Durante o exercício, e através de simulacros, os participantes depararam-se com diversos incidentes, designadamente, falha no fornecimento de energia, roubo de credenciais, “phishing”, entre outros, que permitiram calcular o grau de preparação e maturidade das entidades face a estas situações. 

Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Instituto de Administração da Saúde da RAM (IASAÚDE) participou na 11.ª edição do exercício “CIBER PERSEU”, organizado a nível nacional pelo Exército Português, com o objetivo de adquirir e fortalecer as competências necessárias para identificar, desenvolver e consolidar eventuais procedimentos como resposta a incidentes reais de cibersegurança a nível regional e nacional.

Durante o exercício, e através de simulacros, os participantes depararam-se com diversos incidentes, designadamente, falha no fornecimento de energia, roubo de credenciais, “phishing”, entre outros, que permitiram calcular o grau de preparação e maturidade das entidades face a estas situações.

Paralelamente, a nível regional, os participantes recorreram a uma plataforma de gestão de cibersegurança para registar, monitorizar e reportar os ciberincidentes, bem como as conclusões apreendidas no decorrer dos exercícios. Através desta ferramenta, desenvolvida em 2018 por uma equipa multidisciplinar de profissionais do setor público da RAM, da qual faz parte o IASAÚDE, é possível analisar as vulnerabilidades, identificar os riscos e a capacidade de resposta, uma vez que são testados diversos procedimentos, nomeadamente, no âmbito da administração pública regional.

O exercício CIBER PERSEU 2022 foi composto por cinco missões, tendo o IASAÚDE participado na MS04 – Ciber ataque ao sector público e privado.

Na RAM, esta iniciativa, liderada pela Secretaria Regional das Finanças, através da Direção Regional de Informática, conta com a participação de diversas entidades do sector público e privado regional, o que contribui para a criação de um conjunto de respostas concertadas dos diferentes participantes.

No âmbito da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para além do IASAÚDE, participaram no “CIBER PERSEU” 2022, elementos da Proteção Civil e do SESARAM, à semelhança das edições anteriores.

Recomendadas

Funchal: PAN critica “tiques de absolutismo” de PSD e CDS-PP

O partido diz que o Orçamento Municipal do Funchal, que foi aprovado na Assembleia Municipal, permite concluir que estamos perante uma vereação “sem rasgo, sem ideias, conduzida por um presidente de Câmara, Pedro Calado, cuja capacidade de resolução de problemas já é considerada, por um número crescente e cada vez maior de habitantes do Funchal, como uma desilusão”.

Madeira lança campanha para promover literacia na saúde

Entre os temas abordados estarão: a alimentação saudável, a promoção da atividade física, a prevenção de acidentes em diferentes idades e contextos, a saúde mental ao longo da vida, a prevenção de consumos de substâncias psicoativas, a prevenção de consumos de álcool e tabaco, o sono e o repouso recomendados e o uso adequado da medicação.

Asseco PST e LOQR estabelecem parceria para reforçar ligação à lusofonia

Com esta parceria as empresas pretendem auxiliar as instituições financeiras no seu processo de aceleração digital.
Comentários