Madeira: IHM tem novo polo comunitário em Santo Amaro

Com este novo polo em Santo Amaro, a IHM passa, assim, a gerir sete polos comunitários e um gabinete desportivo.

A Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) passa a contar com mais um polo comunitário, situado no Complexo Habitacional de Santo Amaro. As instalações deste polo comunitário vão ser partilhadas com a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.

O novo polo comunitário conta com o trabalho de duas técnicas sociais, suportadas pela IHM, que farão o atendimento e o acompanhamento social aos utentes ou famílias que necessitem. Para acolher os dois serviços (Polo Comunitário e Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”), a IHM procedeu a uma intervenção que rondou os 102 mil euros.

Com uma população alvo que ronda as 774 pessoas (271 famílias), entre as valências oferecidas, tal como já acontece nos restantes polos comunitários geridos pela IHM, também em Santo Amaro será desenvolvido um conjunto de atividades formativas, lúdicas, culturais e desportivas, com o objetivo de responder às necessidades emergentes da população, à prevenção de problemas sociais e à promoção da inclusão social.

Neste polo, por exemplo, vão ser desenvolvidas competências para a procura ativa de emprego, mas também ações que promovam a saúde e o bem-estar. De igual modo vão ser também realizadas sessões de ‘cozinha saudável’, para sensibilizar os utentes para a importância de uma alimentação correta e equilibrada.

Junto dos mais novos, o trabalho neste novo espaço vai incidir na promoção do sucesso escolar de crianças e jovens, de modo a prevenir situações de abandono e absentismo escolar. Nas interrupções letivas serão dinamizados ATL’s, com atividades promotoras de estilos de vida saudáveis.

“O trabalho do Governo Regional através da IHM não se esgota na atribuição de uma habitação, a IHM realiza também um trabalho comunitário de integração e de apoio social fundamental no combate à exclusão social e à pobreza”, referiu o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, acrescentando que, “com a abertura deste novo polo comunitário, a IHM vem cumprir com os seus objetivos, que são os de promover ações de inclusão social junto dos moradores dos vários complexos habitacionais”.

Com este novo polo em Santo Amaro, a IHM passa, assim, a gerir sete polos comunitários e um gabinete desportivo.

Recomendadas

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu cerca de 40% face a 2019

No aeroporto da Madeira, e no mês em análise, o tráfego de passageiros distribuiu-se equitativamente entre o tráfego doméstico (47,4% do total) e o tráfego internacional (52,6%).

Funchal: Aldeia de Natal abre a 9 de dezembro com regresso do comboio e prolongamento do horário de funcionamento

Outro aspeto destacado por Cristina Pedra foi a renovação do design e imagem da Aldeia de Natal e que inclui uma árvore de Natal de nove metros, bem como diversos pinheiros naturais, que  quando acabar o evento voltarão ao Parque Ecológico do Funchal.

Madeira: Aprovado relatório da Comissão de Inquérito à linha de crédito INVEST-RAM

O relatório mereceu os votos favoráveis PSD e do CDS-PP, os votos contra do PS, partido proponente do inquérito, e a abstenção do PCP.
Comentários