Madeira investe 50 mil euros no Banco de Germoplasma ISOPlexis

Houve também a aprovação de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo (CPDD) do Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) 2021/2022, de mil euros, referente a deslocações dos clubes desportivos regionais.

O Governo Regional da Madeira autorizou, esta quinta-feira, em Conselho de Governo, a celebração de um contrato-programa até 50 mil euros com a Universidade da Madeira, com o objetivo de comparticipar encargos financeiros de 2022 do Banco de Germopasma ISOPlexis (Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar).

Também foram aprovados outros dois contratos-programa com a Associação de Investigação e Promoção da Economia Social (AIPES). Um de 33 mil euros, tendo em vista a aquisição de uma viatura que suporte todas as deslocações inerentes ao bom desenvolvimento das atividades, das iniciativas e dos projetos que são implementados por esta instituição.

O outro tem o valor máximo de 16,2 mil euros e tem o objetivo de comparticipar nos encargos para a criação de uma Plataforma digital do terceiro sector, com mapeamento de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e entidades de desenvolvimento local da Região Autónoma da Madeira.

O Conselho de Governo decidiu também celebrar dois contratos-programa no valor de 8,3 mil euros. Um com a Casa do Povo do Imaculado Coração Maria para comparticipar nos custos com a organização da ‘Mostra do Bolo do Caco e Pão Caseiro da RAM’, e outro com a Associação da Costa Oeste para comparticipar nos custos da ‘Mostra do Maracujá e Derivados’.

Houve ainda a aprovação de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo (CPDD) do Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) 2021/2022, de mil euros, referente a deslocações dos clubes desportivos regionais.

Por fim, o Executivo regional decidiu autorizar a abertura do procedimento por concurso limitado por prévia qualificação, com publicação de anúncio no Jornal Oficial da União Europeia, para a concessão da utilização privativa do domínio público e do uso do domínio privado para a conceção, construção, exploração e conservação de um sistema de teleféricos, de um parque aventura e de interpretação de natureza e de um “zip line” (slide), incluindo as respetivas instalações de apoio e restauração, no Curral das Freiras e no Jardim da Serra.

Recomendadas

Câmara do Funchal lança campanha gratuita de recolha de “monstros”

O Município justifica a importância desta campanha, dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia que se avizinha e de forma a garantir uma maior proximidade com a população. Os munícipes deverão contactar as respetivas Juntas de Freguesias para a devida inscrição, de modo a solicitar a recolha dos “monstros” na sua residência.

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos ficaram a mais de 30% acima dos valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM foi de aproximadamente 3.062,5 mil, significando um acréscimo homólogo de 134% e de 17% face aos valores registados nos primeiros nove meses de 2019. 

Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.
Comentários