[weglot_switcher]

Madeira: IVBAM entre as entidades alvo de buscas pela PJ em investigação ligada a corrupção e branqueamento de capitais

Para além do IVBAM foram alvo de mandados de busca e apreensão, as instalações da Associação Comercial do Porto, do Instituto do Vinho do Douro e do Porto, da Fundação da Juventude, no Porto. O IVBAM diz que “limitou-se a prestar as informações solicitadas pelas autoridades, e é alheio a qualquer irregularidade”.
16 Novembro 2021, 15h12

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), é uma das várias entidades envolvidas nas buscas realizadas pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), tendo por base um inquérito que corre no DCIAP que investiga entre outras coisas “factos suscetíveis de enquadrar a prática de crimes de participação económica em negócio, corrupção ativa e passiva e, eventualmente, branqueamento de capitais”.

Foram alvo de mandados de busca e apreensão, para além do IVBAM, as instalações da Associação Comercial do Porto, do Instituto do Vinho do Douro e do Porto, da Fundação da Juventude, no Porto.

“Idênticas diligências tiveram lugar em sociedades comerciais e num escritório de advogados”, refere a força policial.

O IVBAM já reagiu a estas buscas. A instituição referiu que “limitou-se a prestar as informações solicitadas pelas autoridades, e é alheio a qualquer irregularidade”.

A instituição acrescentou que o IVBAM “não está implicado” nas buscas, “sendo que e a situação ultrapassa a própria natureza do Instituto”.

O IVBAM acrescentou que de forma colaborativa “forneceu todos os documentos solicitados”, e sublinhou que não pode “prestar declarações” sobre este processo tendo em conta que o mesmo está em segredo de justiça.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.