[weglot_switcher]

Madeira lança projeto OceanLit com objetivo de reduzir lixo marinho

Projeto tem verba de 1,3 milhões de euros, e reúne um consórcio com 15 parceiros das regiões da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.
7 Outubro 2020, 10h06

A Secretaria Regional do Mar e Pescas, dirigida por Teófilo Cunha, vai promover uma série de ações de sensibilização para reduzir e recolha do lixo marinho. Outro dos objetivo passa pela melhoria da gestão dos resíduos no porto de pesca do Funchal. Estas ações estão integradas no projeto OceanLit, com verbas de 1,3 milhões de euros com comparticipação a 85% pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, do FEDER.

O OceanLit reúne um consórcio com 15 parceiros das regiões da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Na Madeira os parceiros são: Direção Regional de Pescas, Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, APRAM – Portos da Madeira, Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA-Madeira).

Este projeto pretende introduzir “melhorias no sistema de gestão de resíduos, que incorpore o lixo-marinho em todas as fases do sistema, ou seja, recolha, seleção, tratamento e reciclagem”, reduzir o “impacto negativo provocado pelo lixo-marinho” e favorecer “a conservação dos espaços naturais marinhos nos arquipélagos da Macaronésia”.

As ações de sensibilização serão feitas junto dos pescadores de modo a que este adoptem “boas práticas ambientais, nomeadamente a redução e recolha do lixo marinho, bem como a gestão do lixo a bordo das embarcações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.