Madeira: Miguel Iglésias representa AR em reunião sobre o papel dos Parlamentos Nacionais na União Europeia

O encontro de trabalho, que decorreu por videoconferência, juntou representantes dos parlamentos dos países da União Europeia e o vice-presidente e Comissário Europeu para as Relações Interinstitucionais e Prospetiva, Maroš Šefčovič.

O deputado do PS-Madeira à Assembleia da República Miguel Iglésias participou, na passada quinta-feira, numa reunião da Conferência das Comissões Parlamentares para Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia (COSAC) com vista a abordar o papel dos Parlamentos Nacionais.

O encontro de trabalho, que decorreu por videoconferência, juntou representantes dos parlamentos dos países da União Europeia e o vice-presidente e Comissário Europeu para as Relações Interinstitucionais e Prospetiva, Maroš Šefčovič.

O momento foi aproveitado pelo deputado socialista para vincar o papel dos parlamentos nacionais no processo de decisão europeu, tendo em conta o facto de pelos mesmos passarem a discussão, a aprovação e a determinação da forma como serão implementadas em cada estado-membro as diretivas europeias.

“As decisões emanadas pela Comissão e pelo Parlamento Europeu carecem, obrigatoriamente, de ser submetidas à ação legislativa dos parlamentos nacionais dos diferentes países, tendo em conta a sua maior proximidade com as respetivas populações, pelo que estes órgãos de soberania têm um papel determinante”, evidenciou, na ocasião, Miguel Iglésias.

Refira-se que, em junho passado, ainda no âmbito da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, esta temática esteve já em foco, tendo, na altura, o parlamentar eleito pelo círculo eleitoral da Madeira feito uma intervenção no Senado francês acerca do maior envolvimento dos parlamentos nacionais nos processos de decisão europeus.

Um tema ao qual a Presidência Checa dá agora continuidade, ciente também dos desafios que a cada dia se colocam ao nível internacional.

Recomendadas

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos ficaram a mais de 30% acima dos valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM foi de aproximadamente 3.062,5 mil, significando um acréscimo homólogo de 134% e de 17% face aos valores registados nos primeiros nove meses de 2019. 

Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.

Governo Regional da Madeira investe mais de 80 milhões de euros em medicamentos

O envelhecimento demográfico, as doenças crónicas e a introdução de novos medicamentos aumentam as necessidades em saúde, a que o Serviço Regional de Saúde procura responder, sendo que existem doentes que exigem investimentos entre 20 mil a 500 mil euros.
Comentários