Madeira: Parceria entre Governo Regional e as Irmãs Hospitaleiras no Internamento na Pedopsiquiatria apoiou 889 crianças e jovens

A UPSR é uma das quatro unidades de internamento em pedopsiquiatria existentes em todo o país e conta com uma lotação de dez camas. 

Em 2021, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), comparticipou o funcionamento da Unidade de Pedopsiquiatria de São Rafael (UPSR) em cerca de 243 mil euros. Um apoio que surge no âmbito do acordo de cooperação existente, desde 2011, entre o Governo Regional e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), que permitiu o apoio a 889 crianças e jovens.

Segundo dados do relatório do movimento assistencial apresentados pela UPSR, ao longo de 2021 foram internadas/reinternadas nesta unidade 135 crianças e jovens, com uma média de idades que ronda os 15 anos. Desde a abertura da UPSR, em setembro de 2011 e até dezembro de 2021, já foram assistidas em regime de internamento/reinternamento 889 crianças e jovens da RAM.

O Governo Regional da Madeira afirma, assim, o compromisso na promoção da saúde mental na RAM, através da prestação de cuidados e assistência de qualidade, ao mesmo tempo que disponibiliza uma resposta diferenciada aos doentes agudos na área da psiquiatria da infância e adolescência.

De destacar que a UPSR é uma das quatro unidades de internamento em pedopsiquiatria existentes em todo o país e conta com uma lotação de dez camas.

Recomendadas

Câmara do Funchal lança campanha gratuita de recolha de “monstros”

O Município justifica a importância desta campanha, dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia que se avizinha e de forma a garantir uma maior proximidade com a população. Os munícipes deverão contactar as respetivas Juntas de Freguesias para a devida inscrição, de modo a solicitar a recolha dos “monstros” na sua residência.

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos ficaram a mais de 30% acima dos valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM foi de aproximadamente 3.062,5 mil, significando um acréscimo homólogo de 134% e de 17% face aos valores registados nos primeiros nove meses de 2019. 

Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.
Comentários