Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.

A Madeira será hoje palco de duas conferências sobre o tema ‘património cultural imaterial’, no âmbito do encontro “Património Cultural Imaterial: Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira”, iniciativa que procura dar destaque a bens culturais intangíveis, entre eles fatores materiais e naturais.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), através da Direção Regional da Cultura (DRC), e terá início a partir das 10h00, no Museu Quinta das Cruzes.

O encontro engloba duas conferências a cargo de elementos da DRC. A primeira, pelas 10h15, dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”, a cargo de Élia de Sousa. O objetivo será clarificar o conceito de património cultural imaterial, segundo a convenção da Unesco, com referência à legislação nacional e regional.

A segunda conferência, intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, terá início às 11h00 e será proferida por Rita Rodrigues. Abordará o papel da SRTC, através da atual DRC e da antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, no que diz respeito à defesa, preservação e divulgação do património cultural imaterial da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Já às 11h30, será apresentado, também por Élia de Sousa, um conjunto de metodologias de trabalho para a realização do ‘Plano de Mapeamento e Identificação de Património Cultural Imaterial do Arquipélago da Madeira’.

Mais à frente, dar-se-á um debate, seguido de uma atuação musical pela Associação Cultural e Musical ‘Xarabanda’.

O encontro é gratuito, sendo promovido especialmente junto a agentes e associações culturais, grupos de folclore, técnicos municipais e instituições de ensino. É necessária inscrição prévia, que deve ser feita aqui.

Recomendadas

Funchal: PAN critica “tiques de absolutismo” de PSD e CDS-PP

O partido diz que o Orçamento Municipal do Funchal, que foi aprovado na Assembleia Municipal, permite concluir que estamos perante uma vereação “sem rasgo, sem ideias, conduzida por um presidente de Câmara, Pedro Calado, cuja capacidade de resolução de problemas já é considerada, por um número crescente e cada vez maior de habitantes do Funchal, como uma desilusão”.

Madeira lança campanha para promover literacia na saúde

Entre os temas abordados estarão: a alimentação saudável, a promoção da atividade física, a prevenção de acidentes em diferentes idades e contextos, a saúde mental ao longo da vida, a prevenção de consumos de substâncias psicoativas, a prevenção de consumos de álcool e tabaco, o sono e o repouso recomendados e o uso adequado da medicação.

Asseco PST e LOQR estabelecem parceria para reforçar ligação à lusofonia

Com esta parceria as empresas pretendem auxiliar as instituições financeiras no seu processo de aceleração digital.
Comentários