[weglot_switcher]

Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.
24 Setembro 2022, 08h30

A Madeira será hoje palco de duas conferências sobre o tema ‘património cultural imaterial’, no âmbito do encontro “Património Cultural Imaterial: Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira”, iniciativa que procura dar destaque a bens culturais intangíveis, entre eles fatores materiais e naturais.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), através da Direção Regional da Cultura (DRC), e terá início a partir das 10h00, no Museu Quinta das Cruzes.

O encontro engloba duas conferências a cargo de elementos da DRC. A primeira, pelas 10h15, dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”, a cargo de Élia de Sousa. O objetivo será clarificar o conceito de património cultural imaterial, segundo a convenção da Unesco, com referência à legislação nacional e regional.

A segunda conferência, intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, terá início às 11h00 e será proferida por Rita Rodrigues. Abordará o papel da SRTC, através da atual DRC e da antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, no que diz respeito à defesa, preservação e divulgação do património cultural imaterial da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Já às 11h30, será apresentado, também por Élia de Sousa, um conjunto de metodologias de trabalho para a realização do ‘Plano de Mapeamento e Identificação de Património Cultural Imaterial do Arquipélago da Madeira’.

Mais à frente, dar-se-á um debate, seguido de uma atuação musical pela Associação Cultural e Musical ‘Xarabanda’.

O encontro é gratuito, sendo promovido especialmente junto a agentes e associações culturais, grupos de folclore, técnicos municipais e instituições de ensino. É necessária inscrição prévia, que deve ser feita aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.