Madeira: PS apresenta proposta de garantia de conciliação da vida pessoal, profissional e familiar

Sofia Canha realça que “é fundamental criar mecanismos para que qualquer pessoa, mulher ou homem, não tenha de abdicar de uma carreira profissional para tomar conta da casa e das crianças”.

O PS apresentou esta quarta-feira uma projeto de resolução que prevê a garantia de conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar, em Plenário, na Assembleia Legislativa da Madeira.

A deputada Sofia Canha vincou que o objetivo desta proposta passa por incentivar as entidades empregadoras da Região a aderir ao Pacto de Conciliação e que o Governo Regional, enquanto entidade empregadora promova a adesão imediata da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania ao Pacto de Conciliação e elabore um plano para igualdade, que inclua medidas de conciliação e de proteção da parentalidade.

Além disso, o diploma prevê que se estimule e acompanhe os planos para a igualdade das entidades empregadoras e se faça a respetiva monitorização e a promoção, junto das entidades empregadoras regionais de formação específica para a implementação do Sistema  de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Sofia Canha realça ainda que “é fundamental criar mecanismos para que qualquer pessoa, mulher ou homem, não tenha de abdicar de uma carreira profissional para tomar conta da casa e das crianças”, frisando que nesse sentido é necessário criar medidas que contribuam para um papel ativo não só na vida profissional, mas também na esfera familiar, conduzindo a uma maior justiça social.

Recomendadas

Médicos internos preenchem totalidade das 39 vagas disponibilizadas à Madeira

Este processo, que decorre em simultâneo a nível nacional, é acompanhado na Região Autónoma da Madeira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), entidade responsável pelo Internato Médico na Região.

Funchal: Prorrogado prazo de reabilitação da ETAR

Foi aprovada a participação da Câmara num instituto sem fins lucrativos, o Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDEA).

Madeira aprova 74 contratos-programa de desenvolvimento desportivo no valor de quatro milhões de euros

Foi autorizada ainda a celebração de um acordo de cooperação entre o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Associação Santana Cidade Solidária, de 21,4 mil euros, relativo ao financiamento das respostas sociais loja social e atendimento e acompanhamento social.
Comentários