[weglot_switcher]

Madeira: PS considera que investimento no turismo e sector primário é fundamental para reduzir assimetrias territoriais

O presidente do PS Madeira defendeu que a região possui muitas desigualdades, onde se inclui o despovoamento dos concelhos mais a norte, o abandono da agricultura e uma ocupação do solo que não é sustentável.
24 Maio 2021, 11h42

O PS Madeira considera que o investimento no turismo e no setor primário é fundamental para reduzir as assimetrias territoriais na região autónoma.

O presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, durante um debate inserido no roteiro ‘Fazer Diferente – Responsáveis, Próximos Preparados’, que passou por Ponta Delgada, defendeu que a região possui muitas desigualdades, onde se inclui o despovoamento dos concelhos mais a norte, o abandono da agricultura e uma ocupação do solo que não é sustentável.

O socialista reforçou que o concelho de São Vicente e outros deviam ter uma estratégia municipal para o turismo, apostando na informação turística, na requalificação dos espaços públicos (como miradouros e percursos) e na criação de eventos. “Os municípios têm uma competência que tem de ser exercida e não deixar só nas mãos do Governo Regional, para que os turistas possam visitar, mas, acima de tudo, gastar e consumir”, afirmou.

Cafôfo disse ainda que o setor primário deve constituir uma aposta para o futuro, tendo defendido que o Estatuto da defendendo que deve ser aplicado na Região. O socialista defendeu que devem ser criados programas de reabilitação de habitações em espaço rural, com disponibilização de áreas agrícolas para quem queira cultivar, que deve existir  uma aposta na valorização dos produtos regionais de modo a cria valor acrescentado.

O socialista apresentou ainda Helena Freitas, como candidata à autarquia de São Vicente, afirmando que este é um concelho onde “as pessoas se sentem traídas, porque o atual presidente irá recandidatar-se agora pelo PSD, quando, em 2013, como independente, anunciou que tinha um projeto diferente e separado do PSD”.

Já Helena Freitas disse que a Câmara Municipal de São Vicente não tem feito nenhum trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do próprio concelho. “Desde 2017 até à presente data que cada vez mais nós temos mais despovoamento, menos população jovem, menos interesse de investimento público e menos criação de emprego”, sublinhou.

A socialista disse que a autarquia deve “trabalhar junto com o Governo para que haja mais canalização de verbas para o concelho e, com estas verbas, podermos atrair novos investidores”, e acusou a atual vereação de descurar as potencialidades do concelho. Helena Freitas defendeu também que as diferentes áreas devem estar interligadas e devem ser trabalhadas em conjunto, apontando os casos concretos do turismo e da agricultura. “Só assim é que nós podemos desenvolver o concelho”, reforçou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.