[weglot_switcher]

Madeira: PS critica “atentados paisagísticos e ambientais” na orla costeira

Carlos Coelho lamenta que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira “já venha com uma série de diretrizes que já não vão poder ser implementadas, porque o mal já está feito e muitas situações já são irreversíveis”.
13 Abril 2022, 18h00

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apontou, esta quarta-feira, uma série de “atentados paisagísticos e ambientais que foram cometidos” na orla costeira, os quais considera serem exemplos daquilo que não deve ser feito e do que deve ser salvaguardado no Plano de Ordenamento da Orla Costeira, que está em fase de execução.

Em conferência de imprensa realizada na Ponta do Sol, o deputado Carlos Coelho deu conta que o Plano entrará em discussão pública em maio e aproveitou para lamentar como é que, ao fim de quase 50 anos de governação do PSD, ainda não houve oportunidade de criar este instrumento.

Apontando alguns maus exemplos, o parlamentar salientou que primeiro foram gastos milhões de euros e foram feitas obras “atabalhoadas” e sem coordenação, para só agora se avançar com um plano para “remendar estes erros”.

“Num concelho tão pequeno, com seis quilómetros de costa, conseguimos ter tantos atentados paisagísticos e ambientais”, referiu.

Um dos exemplos apontados é a Lagoa do Lugar de Baixo, que era a única lagoa de maré da Região e que, há cerca de 20 anos, a Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste tratou de “matar” e “tornar moribunda”.

“Daí para cá, foi vedada, deixou de funcionar com a maré como era habitual e está condenada à morte e a umas limpezas de anos a anos, mas que não são solução permanente”, apontou.

Por outro lado, Carlos Coelho referiu-se à Marina do Lugar de Baixo, que custou mais de 100 milhões de euros e que “não serve para nada”. “É um monte de entulho. Aliás, gastou-se dinheiro para criar um problema onde não havia problema nenhum e onde tínhamos uma praia lindíssima”, sublinhou.

O deputado socialista referiu-se ainda ao Plano de Ordenamento para a Aquicultura Marinha da Região Autónoma da Madeira, criado em 2016, que prevê a instalação de jaulas de aquacultura à frente do Lugar de Baixo, da vila da Ponta do Sol e do sítio dos Anjos. “Estamos aqui com papéis invertidos. Não deveria o POAMAR ter sido lançado depois do programa para a Orla Costeira”, questionou.

Carlos Coelho lamenta que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira “já venha com uma série de diretrizes que já não vão poder ser implementadas, porque o mal já está feito e muitas situações já são irreversíveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.