[weglot_switcher]

Madeira: PS defende novo modelo de apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade

Elisa Seixas lamentou que os projetos previamente apresentados pelo PS tenham sido rejeitados pela maioria, pelo que será entregue uma proposta de Decreto Legislativo sobre esta matéria.
26 Setembro 2022, 13h25

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira defendeu, esta segunda-feira, a implementação do programa “Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI)” na Madeira, com o objetivo de capacitar as pessoas com deficiência ou incapacidade para uma vida verdadeiramente autónoma e independente.

Em conferência de imprensa promovida na Assembleia Legislativa da Madeira, a deputada do Partido Socialista Elisa Seixas destacou a necessidade de criação dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), estruturas que ficariam responsáveis pelo recrutamento e contratação dos elementos que, após a obrigatória formação inicial, dariam assistência pessoal às pessoas com deficiência ou incapacidade.

Elisa Seixas lamentou que os projetos previamente apresentados pelo PS tenham sido rejeitados pela maioria, pelo que será entregue uma proposta de Decreto Legislativo sobre esta matéria, assegurando que “este é um modelo que já existe no continente, está espalhado por todo o país, integra cerca de 22 mil pessoas e o feedback dado é bastante positivo”.

Por essa razão a deputada defendeu que “a Região precisa de o implementar rapidamente”, cabendo ao Governo Regional “candidatar verbas para garantir o financiamento destas estruturas”, frisando que “no resto do país estas estruturas são financiadas com fundos europeus”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.