[weglot_switcher]

Madeira: PS quer certificação e valorização do vime

Os socialistas madeirenses reforçaram a necessidade de valorizar este produto, destacando a “importância cultural excecional” e que nos distinguem de outras partes do mundo.
30 Junho 2021, 11h34

O PS considera que a certificação do vime madeirense seria uma forma de valorizar e preservar este produto, e associa-lo à inovação.

O presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, esteve presente em mais uma iniciativa ligada ao roteiro ‘Fazer Diferente’.

O socialista visitou uma oficina de obra de vime situada na Camacha, onde reforçou a necessidade de valorizar este produto, destacando a “importância cultural excecional” e que nos distinguem de outras partes do mundo.

“Aquilo que tem acontecido nos últimos anos é a falta de apoio para que a produção do vime seja uma realidade e, além do potencial cultural, tenha um potencial económico”, sublinhou. O socialista sublinhou que “era fundamental que o vime madeirense tivesse uma certificação, para que as pessoas, quando comprassem objetos, soubessem que esse vime era madeirense e não de outra origem”.

Cafôfo sugeriu ainda um festival do vime, onde para além da produção tradicional, pudesse existir uma associação a outros artistas, inovando através das indústrias culturais e criativas.

Já Mafalda Gonçalves, candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz, lamentou que esta arte tenha sido abandonada pelo Governo Regional da Madeira. “Neste momento, resistem pouquíssimos artesãos que ainda dominam esta arte. Não existe nenhum incentivo ao cultivo dos vimeiros, nem apoios para a formação de novos artesãos, para que esta arte não morra aqui”, sublinhou.

A socialista criticou também a inércia do executivo na preservação desta arte, e defendeu apoios que façam esta arte perdurar no tempo e que incentive mais pessoas a se dedicar a esta atividade.

A visita ao Grupo de Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha esteve também integrada no roteiro ‘Fazer Diferente’.

Mafalda Gonçalves sublinhou a importância que este grupo tem tido como escola de formação, permitindo a várias pessoas enveredarem por esta carreira, quer a nível regional, nacional e internacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.