[weglot_switcher]

Madeira: PS quer orçamento retificativo para compensar aumento dos preços e descida do poder de compra

O PS Madeira criticou o executivo regional por não baixar as taxas do IVA e do IRS. Os socialistas referem que a situação se torna “mais gritante” face à receita fiscal extraordinária que o Governo Regional tem tido. “São mais de 50 milhões de euros de receita fiscal de impostos cobrados às famílias e às empresas da região que o Governo Regional poderia usar como almofada para reduzir impostos e devolver rendimentos às famílias neste momento em que tanto precisam”, disse o partido.
16 Maio 2022, 08h14

O presidente do OS Madeira, Sérgio Gonçalves, voltou a defender a redução de impostos e também um orçamento retificativo que reflita essa descida de impostos e os ajustes necessários para compensar os madeirenses face ao aumento dos preços e à quebra do poder de compra.

Sérgio Gonçalves referiu que a Madeira é a região com o mais baixo poder de compra do país, acrescentando que em abril a região apresentou uma subida de 2,7% no Índice de Preço no Consumidor.

“Esta situação tem levado a uma maior quebra de poder de compra dos madeirenses, que era já a maior do país, e nós entendemos que têm de ser implementadas medidas para mitigar esta situação”, disse Sérgio Gonçalves.

PS defende baixa de impostos

O presidente do PS Madeira criticou o Governo Regional por não descer as taxas do IVA e do IRS. “No IVA, temos taxas de 5%, 12% e 22%, quando nos Açores são de 4%, 9% e 16%. O Governo Regional, no âmbito da sua Autonomia, tinha todos os instrumentos e toda a capacidade para reduzir os impostos e não o faz”, reforçou o dirigente socialista.

Sérgio Gonçalves acrescentou que no IRS a Madeira paga mais do que os Açores em cinco dos sete escalões.

O presidente do PS Madeira considerou que a situação “é ainda mais gritante” quando se olha “à receita extraordinária que o Governo Regional tem tido em termos de impostos”.

Sérgio Gonçalves sublinhou que o boletim de execução orçamental do primeiro trimestre deste ano revelou que, entre IVA, ISP e IRS, o Governo teve 24 milhões de euros de receita fiscal extraordinária, aos quais se juntam 32 milhões de euros, também de receita extraordinária, do ano passado. “São mais de 50 milhões de euros de receita fiscal de impostos cobrados às famílias e às empresas da região que o Governo Regional poderia usar como almofada para reduzir impostos e devolver rendimentos às famílias neste momento em que tanto precisam”, disse o socialista.

“Nós defendemos essa redução de impostos e até a apresentação de um orçamento regional retificativo, de forma a englobar essa redução de impostos e também os ajustes que tenham de ser feitos a nível de despesa para, de alguma forma, compensar e defender os madeirenses. É para isso que existe um Governo Regional e é para isso que nós temos Autonomia. É para defender os madeirenses perante esta escalada de preços que se verifica também a nível regional”, reforçou o presidente do PS Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.