Madeira: Reabilitação do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça com conclusão prevista para novembro

A obra, que se iniciou em maio deste ano, resultou de um investimento do Governo Regional de 2,77 milhões de euros.

A obra de reabilitação do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que se iniciou no passado mês de maio, tem conclusão prevista para novembro deste ano, num investimento do Governo Regional da Madeira no valor de 2.77 milhões de euros.

Esta obra, prevista no Programa de Governo, irá garantir a operacionalidade do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, até que as obras do novo Hospital Central e Universitário da Madeira sejam concluídas.

A empreitada resulta de um trabalho conjunto entre as entidades de saúde, nomeadamente a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade aos serviços prestados nesta unidade hospitalar, enquanto o novo Hospital Central e Universitário da Madeira não se encontra em execução.

O espaço físico das sete salas que compõem o bloco operatório será mantido, mas as salas serão remodeladas na totalidade, sendo substituídos todos os seus revestimentos e alguns equipamentos que já se encontravam inoperacionais.

As portas de acesso a este espaço serão substituídas por portas com sensor de proximidade, automáticas e herméticas. As zonas de recobro estão a ser totalmente remodeladas, através da inclusão de novas calhas hospitalares e biombos dobráveis, resistentes a impacto e de fácil desinfeção.

A zona de cobertura do bloco também está a ser alo de intervenção, com vista a garantir a impermeabilização, a substituição das chapas da cobertura e a substituição dos equipamentos que já não se encontravam operacionais. O exterior também será pintado.

Ao nível das fachadas, estão a ser implementadas algumas alterações, através da substituição dos vãos em madeira, ou até com o refechamento dos mesmos, de forma a tornar-se funcional o espaço interior.

Esta empreitada iniciou-se com demolições e desmontes de toda a zona de intervenção no piso 1, incluindo a desativação das instalações técnicas, sendo que as mesmas serão integralmente reabilitadas e beneficiadas, nomeadamente ao nível das instalações, equipamentos e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e das redes de gases medicinais (Oxigénio, Ar medicinal, Protóxido de Azoto e Dióxido de Carbono). Os revestimentos de todos os compartimentos estão a ser substituídos na íntegra.

O Hospital Dr. Nélio Mendonça foi inaugurado a 9 de setembro de 1973, celebrando já para o ano 50 anos de existência. Nos últimos anos, o bloco operatório era uma das zonas que estavam a precisar ser reabilitadas.

 

 

 

Recomendadas

Madeira: Investigadores defendem potencialidades do mar no desenvolvimento económico

O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Victor Freitas, destacou a importância do mar para o país, em particular para a Região, “que tem já muito trabalho desenvolvido”, apesar de a Secretaria do Mar só ter surgido neste último governo.

Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.

Funchal já aprovou 160 mil euros dos apoios municipais “Alavancar” e “Re-Abrir”

No total, são 500 mil euros disponíveis, a fundo perdido, dos quais 32% estão aprovados.
Comentários