[weglot_switcher]

Madeira: Remuneração de 18 profissionais de saúde ambiental foi atualizada este ano

Com 18 profissionais atualmente na área, é objetivo da Direção Regional da Saúde contratar mais quatro técnicos com as mesmas habilitações, processo que se encontra já em curso.
29 Julho 2022, 12h04

Com efeitos retroativos a partir de janeiro de 2022, 18 técnicos superiores de saúde ambiental afetos à Direção Regional da Saúde tiveram a sua remuneração atualizada, uma medida que surge na sequência do descongelamento de carreiras dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, em prosseguimento à ação do Governo Regional de valorização destas carreiras.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reuniu no dia 20 de julho, com estes profissionais, no sentido de transmitir a atualização da sua remuneração, mostrando “total abertura para continuar esta política de diálogo com as várias áreas profissionais para auscultar e debater situações que estejam por resolver”.

Com 18 profissionais atualmente na área, é objetivo da Direção Regional da Saúde contratar mais quatro técnicos com as mesmas habilitações, processo que se encontra já em curso.

As funções dos técnicos superiores de saúde ambiental são diversas e incluem a vigilância e o controlo sanitário do ambiente de modo a contribuir para prevenir e/ou corrigir riscos ambientais para a saúde. São também responsáveis por assegurar a manutenção de programas de vigilância para salvaguardar a saúde e bem-estar, desde os programas de vigilância da qualidade da água à vigilância de vetores.

Estes profissionais também tiveram um papel de destaque de combate à pandemia por Codis-19, nomeadamente no rastreamento e estudo epidemiológico dos infetados com COVID-19, bem como na vigilância sanitária de estabelecimentos e locais de utilização pública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.