A segunda fase da construção do Hospital Central e Universitário da Madeira arranca ainda este ano, avançou esta segunda-feira o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.
O governante adiantou ainda que a segunda fase corresponde a um valor de 75 milhões de euros, envolvendo trabalhos de estruturas, infraestruturas enterradas e arranjos exteriores.
“Neste momento estamos a avançar com a fase de escavação e contenção periférica, no valor de 18,9 milhões de euros, e também, em paralelo, estamos a finalizar o concurso da segunda fase”, frisou, durante uma visita à obra, juntamente com o presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), Fernando Batista, que está de visita à Região hoje e amanhã.
Pedro Fino destacou que a obra foi iniciada “num contexto muito adverso”, recordando que o primeiro concurso ficou deserto, pelo que a estratégia passou por subdividir a obra em fases.
“Esta fase de escavação e contenção periférica decorre com relativa normalidade. Pretendemos terminar esta fase dentro de dois a três meses e iniciar esta fase já este ano, em setembro ou outubro deste ano”, destacou.
O governante salientou que a obra está a decorrer de acordo com o plano previsto. Para o arranque da segunda fase, Pedro Fino sublinhou que concorreram seis empresas e que neste momento está na fase final de avaliação de propostas. “Contamos adjudicar no próximo mês ou daqui a dois meses”.