Madeira: SESARAM tem novo angiógrafo para aquisições de sangue em 3D

Esta funcionalidade permite a reconstrução 3D das artérias, aumentando a sensibilidade para o diagnóstico de patologias deste foro, assim como a manipulação das imagens, em consolas próprias para um planeamento personalizado, tanto da abordagem endovascular como neurocirúrgica.

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), EPERAM, dispõe de um novo angiógrafo que permite realizar aquisições tridimensionais (3D), localizado no laboratório de hemodinâmica do hospital Nélio Mendonçal

A hemodinâmica é uma área de atuação da cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos e o novo angiógrafo surge na sequência de uma valência explorada recentemente pela equipa de Neurorradiologia do SESARAM.

O objetivo com a aquisição do aparelho é aprofundar o estudo e o tratamento da patologia neurovascular, em particular aneurismas e malformações arteriovenosas cerebrais.

Esta funcionalidade permite a reconstrução 3D das artérias, aumentando a sensibilidade para o diagnóstico de patologias deste foro, assim como a manipulação das imagens, em consolas próprias para um planeamento personalizado, tanto da abordagem endovascular como neurocirúrgica.

Mais ainda, o novo angiógrafo permite realizar um maior número de tratamentos endovasculares evitando a deslocação dos utentes para fora da região.

O SESARAM informa que os primeiros testes foram realizados com objetos a título de estudo e por curiosidade, mas tal tornou possível e rotineiro o estudo de doentes com aneurismas cerebrais.

O primeiro caso a beneficiar de um tratamento que fez uso desta modalidade está marcado para o próximo mês de agosto, numa intervenção que será realizada pelos médicos do Serviço de Neurorradiologia do SESARAM em conjunto com um médico especialista em neurorradiologista do Hospital de Braga, José Amorim.

Recomendadas

Madeira: Número de acidentes de trabalho diminuiu 24,4% em 2020

O sector da “Construção” concentra o maior número de acidentes, com 24% do total, seguido do sector do “Comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos”, com 16,5%.

Câmara do Funchal promove atividades lúdicas para celebrar Dia Internacional da Juventude

As atividades estarão a decorrer próxima sexta-feira à tarde, das 15ho0 às 18h00, no Parque de Santa Catarina. 

IL denuncia falta de resposta da Câmara do Funchal para problema de ruído na Zona Velha

Nuno Morna frisa que há dois meses o partido pediu uma audiência a várias entidades, nomeadamente o Presidente da Câmara do Funchal, Inspeção das Atividades Económicas (ARAE), Comando Regional da PSP Madeira e Provedoria de Justiça, onde pretendia apresentar e clarificar questões sobre a situação do ruído da Zona Velha.
Comentários