Madeira sob aviso laranja e quatro distritos do continente sob aviso amarelo

A Madeira está hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde. No continente, os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21 horas.

A Madeira está hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde e quatro distritos do continente estão sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte, e possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21:00.

Em Faro há ainda a previsão de ondas de sueste que podem atingir os 2,5 metros de altura durante todo o dia.

A costa sul e a região montanhosa do arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde.

Na costa sul, o IPMA alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada, entre as 18:00 e as 06:00 de segunda-feira.

De acordo com o aviso do IPMA, na região montanhosa da Madeira são também esperados períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada entre as 18:00 e as 03:00.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para Porto Santo foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições atmosféricas, entre as 21:00 e as 06:00 de segunda-feira e a ilha da Madeira está também sob aviso amarelo em diferentes zonas, o que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura, tal como na costa sul, onde além da agitação marítima está previsto vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas da Madeira o vento forte de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.

Recomendadas

Bloco de Esquerda questiona Governo Regional sobre aplicação da creche gratuita na Madeira

O Bloco de Esquerda destacou que esta lei já está a ser aplicada no continente português e que, dado que a educação está regionalizada na Região Autónoma, é necessária a “iniciativa legislativa” do Governo da Madeira.

Madeira: PS defende novo modelo de apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade

Elisa Seixas lamentou que os projetos previamente apresentados pelo PS tenham sido rejeitados pela maioria, pelo que será entregue uma proposta de Decreto Legislativo sobre esta matéria.

Madeira: Dívida da Administração Pública Regional cresce 2,6 milhões de euros no segundo trimestre

Os dados são da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), que indicam também que face ao trimestre anterior houve uma redução de 300,7 milhões de euros, ou seja um diminuição de 5,7%.
Comentários