Uma sondagem da Intercampus para o “Jornal da Madeira” dá vitória à coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, nas eleições regionais da Madeira com 32,2% contra os 21% do PS.
Segue-se o JPP com 6%, Chega (4,8%), Iniciativa Liberal (3%), Bloco de Esquerda (1,5%), PAN (1,2%), CDU (0,8%).
Isto à partida significaria que o Chega e a Iniciativa Liberal iriam se estrear com representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira. O Chega poderia mesmo ter mais do que um deputado. A CDU neste cenário perderia a sua representação parlamentar e PAN e Bloco de Esquerda não conseguiriam eleger deputado.
Nas últimas eleições regionais a CDU elegeu um deputado com 1,8% dos votos.
A sondagem inclui também um cenário em que PSD e CDS-PP, partidos que atualmente asseguram a governação na Assembleia Legislativa da Madeira, concorram às eleições regionais separados.
Neste cenário o PSD venceria com 32,2%, PS (21,8%), JPP (6%), Chega (4,5%), Iniciativa Liberal (2%), Bloco de Esquerda (2%), CDS-PP (1,2%), CDU (1%), PAN (0,8%).
Já neste cenário o Chega teria representação parlamentar e possivelmente com mais do que um deputado. A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda estariam na corda bamba entre a representação parlamentar e a não eleição de deputado. Já o CDS-PP e a CDU sairiam do parlamento regional enquanto que o PAN também ficaria de fora da Assembleia da Madeira.