Madeira: sondagem dá vitória ao PSD/CDS-PP sem maioria absoluta e com 11% de vantagem sobre PS

A sondagem indica que o Chega e a Iniciativa Liberal fariam a sua estreia na Assembleia da Madeira enquanto que a CDU perderia a representação parlamentar.

Uma sondagem da Intercampus para o “Jornal da Madeira” dá vitória à coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, nas eleições regionais da Madeira com 32,2% contra os 21% do PS.

Segue-se o JPP com 6%, Chega (4,8%), Iniciativa Liberal (3%), Bloco de Esquerda (1,5%), PAN (1,2%), CDU (0,8%).

Isto à partida significaria que o Chega e a Iniciativa Liberal iriam se estrear com representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira. O Chega poderia mesmo ter mais do que um deputado. A CDU neste cenário perderia a sua representação parlamentar e PAN e Bloco de Esquerda não conseguiriam eleger deputado.

Nas últimas eleições regionais a CDU elegeu um deputado com 1,8% dos votos.

A sondagem inclui também um cenário em que PSD e CDS-PP, partidos que atualmente asseguram a governação na Assembleia Legislativa da Madeira, concorram às eleições regionais separados.

Neste cenário o PSD venceria com 32,2%, PS (21,8%), JPP (6%), Chega (4,5%), Iniciativa Liberal (2%), Bloco de Esquerda (2%), CDS-PP (1,2%), CDU (1%), PAN (0,8%).

Já neste cenário o Chega teria representação parlamentar e possivelmente com mais do que um deputado. A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda estariam na corda bamba entre a representação parlamentar e a não eleição de deputado. Já o CDS-PP e a CDU sairiam do parlamento regional enquanto que o PAN também ficaria de fora da Assembleia da Madeira.

Recomendadas

Presidente da Assembleia da Madeira defende segurança das fronteiras europeias conciliável com política de emigração que respeite direitos humanos

O presidente da Assembleia da Madeira acrescentou que é preciso “distinguir os imigrantes legais dos emigrantes irregulares, dos refugiados e dos que pedem asilo, mas há uma coisa de que não podemos esquecer-nos. Todos eles são pessoas como nós, que merecem ser tratadas com dignidade e solidariedade”.

PS acusa PSD e Governo da Madeira de mentirem sobre impostos

O PS diz que é falso o argumento do PSD e do Governo da Madeira de que já foram até onde podiam ir na redução de impostos. O líder parlamentar do PS Madeira refere que a totalidade do diferencial fiscal ainda está por utilizar no IVA e em alguns escalões do IRS.

Madeira integra projeto de investigação para melhorar qualidade da banana

O projeto pretende “avaliar, através de sensoriamento o comportamento da bananeira em todo o seu ciclo de produção, para desenvolver a melhoria da qualidade e valorização do produto, com a utilização de tecnologias de precisão que permitirão aos produtores reduzir o consumo de água, fertilizantes e pesticidas, melhorando a produtividade e utilizando uma agricultura mais sustentável, bem como reduzir a sazonalidade da produção, valorizando a comercialização”.
Comentários